Natal

Roteiro de presépios em São Paulo

Montagens religiosas expostas no Museu de Arte Sacra e uma feita até de Playmobil, no Convento São Francisco de Assis, no centro, são os destaques

Por: Bruna Ribeiro e Marcus Oliveira - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A cena é conhecida: ao lado da manjedoura onde está o menino Jesus Cristo ficam José e Maria. Representação natalina que mais lembra o verdadeiro sentido da data, isto é, o nascimento de Cristo, os presépios ganham recriações com elementos e personagens como anjos, pastores e suas ovelhas, reis magos, e a estrela de Belém.

+ Confira os melhores passeios de Natal para fazer por São Paulo

No centro de São Paulo, a Catedral da Sé e o Convento São Francisco de Assis abrigam obras de variados estilos e diversas partes do mundo. Neste segundo endereço, há trinta instalações diferentes - algumas até curiosas, como a estrutura de Playmobil, vinda da Áustria.

Já o Museu de Arte Sacra reuniu este ano trinta e cinco composições - todas com as curadoria de Cristina Ferraz. Os destaques vão para a projeção da imagem de Jesus sobre um jardim vertical e para as esculturas de flores que imitam pessoas e objetos.

Confira abaixo o roteiro completo:

Convento São Francisco

Presépio Convento São Francisco de Assis
Presépio feito de palha de milho vem de Minas Gerais para o Convento São Francisco de Assis (Foto: Divulgação)

Em uma sala fechada por pesadas portas de madeira maciça o Frei Roger Brunorio cuida dos trinta presépios inéditos deste Natal. Há quatro anos, ele é responsável por reunir as obras expostas gratuitamente no final do ano. Formado em museologia, Frei Roger trabalha com patrimônio histórico desde 1990. Para 2013 o tema escolhido é "simplicidade".

Logo na chegada, há cravos espalhados pelo chão, para simular um clima de floresta e também espalhar aroma de campo. Os destaques são as montagens vindas de fora do país, como uma argentina que presta homenagem ao Papa Francisco, e outra estrutura de Playmobil, vinda da Áustria. Há também montagens nacionais que fazem referência às familias brasileiras e à Copa do Mundo. Todas podem ser vistas de segunda a sexta, das 9h às 17h, aos sábados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 12h.

Catedral da Sé

Presépio Catedral da Sé
O Presépio Catedral da Sé é um dos mais tradicionais da cidade (Foto: Marcus Oliveira)

Com aproximadamente cinco metros de altura, o presépio está localizado do lado esquerdo da entrada principal da Catedral. A montagem é muito visitada durante as festas de fim de ano e ao chegar por lá é preciso disputar um espaço para conseguir tirar uma foto. As estátuas são sempre as mesmas, o que muda anualmente é a forma como é construída a réplica do nascimento de Jesus.

Montada em estilo bem clássico, há uma cachoeira dentro da estrutura. Algumas pessoas podem estranhar uma ausência bem representativa: a imagem do menino Jesus na manjedoura. Isso porque a réplica será colocada somente durante a missa do Galo, marcada para o dia 24 de dezembro, à 0h. As peças podem ser vistas até o dia 5 de janeiro, de segunda a sexta, das 8h às 18h, aos sábados e domingos, das 8h às 17h.

Conjunto Nacional

Presépio Conjunto Nacional
Presépio do Conjunto Nacional: homenagem a São Francisco de Assis (Foto: Divulgação)

O prédio na Avenida Paulista homenageia este ano São Francisco de Assis com um presépio de 15 metros de comprimento por quatro de altura. Na manjedoura cercada por flores e pássaros, a figura do Menino Jesus é admirada pelo santo homenageado. O público pode conferir também um espetáculo de luzes sincronizado com músicas natalinas.  A decoração fica exposta até o dia 11 de janeiro.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Presépio Museu de Arte Sacra
Presépio de Vic Meirelles feito com arranjos florais no Museu de Arte Sacra (Foto: Sonia Balady e Victor Tronconi)

Em uma sala iluminada por amplas janelas que dão para um bonito jardim, estão os presépios escolhidos para o Natal 2013. Trinta e cinco composições com curadoria de Cristina Ferraz foram a exposição Presépios: Um Olhar, Uma História.

As boas-vindas são dados pela artista Gica Mesiara com a instalação Poder Divino, Poder Humano, em que projeta uma imagem de Jesus em um jardim vertical de estrutura metálica. Como fez no ano passado, Vic Meirelles substituiu as tradicionais imagens por cestas florais que simulam o formato de corpo humano e da manjedoura.

Quem passar por lá, não deve deixar de visitar ainda a mostra permanente de presépios, na casa lateral. A diversidade cultural das obras é o que há de mais interessante. O acervo reúne desde um presépio totalmente de barro de origem mexicana até peças feitas de milho, de Sorocaba. A exposição vai até 6 de janeiro de 2013, de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 10h às 18h. O ingresso custa 6,00 e, aos sábados, é grátis.

Palácio dos Bandeirantes

Presépios Palácio do Planalto
Presépio exposto de graça no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Divulgação)

A sede do governo do Estado também abre suas portas para expor uma coleção de cinquenta presépios do acervo do Museu de Arte Sacra. Destacando artefatos produzidos no Brasil, os projetos reúnem peculiaridades de cada região. Aproveite o passeio para conhecer o próprio palácio. As visitas ocorrem de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada e o estacionamento são grátuitos. Os présipios podem ser vistos até 5 de janeiro.

Fonte: VEJA SÃO PAULO