Trânsito

Rodízio de veículos está suspenso nesta sexta

Emenda de feriado de TIradentes provocou a suspensão da restrição na capital

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

motos motoboys sp
(Foto: Mario Rodrigues/Veja São Paulo/Arquivo)

O rodízio de veículos está suspenso na capital nesta sexta (22). A informação é da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que disponibilizou o aviso nas redes sociais. Os carros com placa 9 e 0 podem circular normalmente pela cidade, sem a proibição dos horários de pico.

+ Confira os horários de melhor tráfego nas principais rodovias durante o feriado

Na quarta (20), o trânsito bateu seu recorde em 2016 durante a saída para o feriado. Foram registrados 317 quilômetros de lentidão, o equivalente a 36,5% das vias monitoradas pela CET. O pico do congestionamento foi por volta das 18h.O recorde histórico ainda é do dia 23 de maio de 2014, com 344 km de lentidão na cidade.

imagem-cet-rodizio
Através do Facebook e do Twitter, a CET informa seus seguidores sobre a suspensão do rodízio de carros durante a emenda do feriado de Tiradentes (21 de abril) (Foto: Reprodução/Facbook)

+ Mudança no trânsito e obras do metrô complicam situação da Praça 14 Bis

Na segunda (25), a operação volta ao normal e os carros com placas finais 1 e 2 não podem circular na cidade. No dia 22, porém, está mantido o rodízio de veículos pesados na chamada zona de máxima restrição à circulação de caminhões (ZMRC) e a zona de máxima restrição ao fretamento (ZMRF).

Entenda o rodízio

De acordo com o final de placa e dia da semana, os veículos não poderão circular nas ruas e avenidas internas ao chamado mini-anel viário das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas. Quem for pego circulando no horário restrito, recebe infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 85,13 e acréscimo de quatro pontos na carteira de motorista.

+ Confira as útlimas notícias da cidade

O mini-anel viário é composto pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello e Salim Farah Maluf.

mapa-rodizio-cet
Mapa informa área de restrição de carros participantes do rodízio em São Paulo (Foto: Divulgação/CET)

Não há rodízio aos sábados, domingos e feriados. Em caso de dúvidas consulte a Central de Operações da CET pelo telefone 1188. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO