Trânsito

Rodízio de veículos volta a valer nesta segunda-feira

Os veículos com placas com finais um e dois ficam impedidos de circular no chamado centro expandido nesta segunda-feira (12)

Por: VEJA SÂO PAULO - Atualizado em

Trânsito - Marginal Pinheiros
A restrição vale para os dois horários de pico: das 7 às 10h e das 17h às 20h (Foto: André Lessa/Estadão Conteúdo)

Após um período de quase vinte dias de suspensão, o rodízio municipal de veículos volta a vigorar nesta segunda-feira (12) em São Paulo. No total, foram onze dias úteis em que a restrição deixou de valer. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) havia interrompido a restrição em 24 de dezembro, em decorrência das festas de fim de ano - quando o trânsito da cidade, com a saída de muitas pessoas em viagens, costuma ficar mais tranquilo.

+ Ciclovia em zigue-zague confunde motoristas em Higienópolis

Com a volta do rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no chamado centro expandido, incluindo as vias que delimitam o minianel viário. Isso, nos dias em que houver restrição de suas placas. A proibição vale para os dois horários de pico do dia: de manhã, das 7h às 10h, e à tarde, entre as 17h e às 20h. Nesta segunda-feira, por exemplo, carros com placas com finais um e dois enfrentam a restrição.

+ Prefeitura muda ciclofaixa em Higienópolis por pressão de restaurantes

O minianel de tráfego de São Paulo é composto pelas Marginais Tietê e Pinheiros, pelas Avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnole Taunay, Tancredo Neves e Juntas Provisórias, além do Viaduto Grande São Paulo e das Avenidas Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello e Salim Farah Maluf.

Ampliação do rodízio

No ano passado, a prefeitura chegou a anunciar a intenção de ampliar o rodízio de veículos para 400 vias fora do centro expandido, em avenidas como a Brás Leme, a Radial Leste, a Aricanduva, a Professor Francisco Morato e a Inajar de Souza.

Estava entre as possibilidades fazer com que houvesse rodízio duas vezes por semana ou que ele passasse a valer em todas as vias da cidade.

Ao todo, 371 km lineares de vias seriam atendidos pela expansão da restrição. Contudo, a Secretaria Municipal dos Transportes, que chegou a anunciar para meados do ano essa expansão, não a colocou em prática. (Com Estadão Conteúdo)

Dias de restrição

Placas final 1 e 2: segunda-feira

Placas final 3 e 4: terça-feira

Placas final 5 e 6: quarta-feira

Placas final 7 e 8: quinta-feira

Placas final 9 e 0: sexta-feira

Fonte: VEJA SÃO PAULO