Exposições

Roberto Carlos ganha exposição interativa

Os 50 anos de carreira do cantor vem em forma de mostra com audiovisual, objetos pessoais e até carros da coleção do artista

Por: Jonas Lopes - Atualizado em

2154 exposicoes abre
Simulação de um dos espaços: projeção do fi lme Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (Foto: Divulgação)

As intensas comemorações dos cinquenta anos de carreira de Roberto Carlos, iniciadas em 2009, seguem rendendo frutos. Uma megaexposição na Oca é o fruto mais recente das homenagens, que terá outro ponto alto em abril, quando o Rei sobe ao palco do mítico Radio City Music Hall, em Nova York. Roberto Carlos — 50 Anos de Música apoia-se, como a maioria das mostras realizadas no prédio projetado por Oscar Niemeyer, em atrações interativas e audiovisuais. Segundo o curador Marcello Dantas, a ideia surgiu do próprio cantor em 2002. “Ele achava importante exibir de alguma forma tanto material acumulado ao longo dos anos”, diz.

Entre as atrações há muitos objetos pessoais, inclusive carrões da coleção do artista, como um Mercedes conversível, um Cadillac e um calhambeque reformado por Emerson Fittipaldi. Dantas afi rma que evitou transformar a exposição em um “evento de fã-clube”. As instalações interativas devem chamar a atenção do público, a exemplo de um karaokê no qual os visitantes podem cantar Eu Quero Apenas e mais tarde baixar a gravação pela internet. Outro destaque é um estúdio que convida o espectador a fazer novas mixagens das clássicas 'Detalhes', 'Emoções' e 'Jesus Cristo', enquanto uma tela de plasma possibilita um passeio por toda a discografia do cantor. Alguns módulos atravessam a infância em Cachoeiro de Itapemirim (ES), a jovem guarda e a amizade com Erasmo Carlos. Integram ainda a mostra centenas de fotografias e projeção de filmes da década de 60.

+ Acesse galeria com fotos do artista e images de como será o evento

Fonte: VEJA SÃO PAULO