Riviera

Ritmos quentes

Procura por esportes e atividades físicas, como Zumba, cresce até 40% no verão

Por: Nextel - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Motivado pela estação mais agitada do ano e também pelo desejo de ficar em forma, um grande público engrossa a lista de presença em aulas de fitness ou atividades ao ar livre, como corrida. Segundo a Associação Brasileira de Academias, a procura aumenta 40% nesta época. “O verão é especial – as pessoas se divertem mais, mostram o corpo e também se preocupam mais com a saúde”, afirma Ludmilla Fleury Marzano, educadora física, bailarina e nutricionista especialista em Zumba, atividade que mistura ginástica com dança. Residente nos Estados Unidos, a professora participou de um DVD sobre o tema e viaja o mundo divulgando essa modalidade nascida na Colômbia que ganha mercado a cada ano.

Leda Zardo, também expert em Zumba e há 25 anos na área da educação física com atuação em países como Holanda, Itália, Bélgica e Espanha, concorda: “Pelo fato de muitas pessoas não praticarem exercícios físicos com regularidade, a proximidade do verão, que demanda um corpo mais à mostra, faz com que elas busquem uma atividade  em que a queima calórica seja alta, e uma aula de Zumba proporciona isso”, explica.

As mais disputadas

Outras modalidades fitness atraem cada vez mais sedentários, que trocam o sofá por uma vida mais equilibrada com exercícios. De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, estão em alta práticas como o crossfit, treino intervalado de alta intensidade, o treinamento functional, que teve seu auge há cerca de oito anos, mas continua ganhando adeptos, a corrida e a ioga, que não para de crescer desde 2009. Ganham mais popularidade estilos dinâmicos e vigorosos, como power yoga, ashtanga e hot yoga (praticada em salas aquecidas a cerca de 40 graus).

André Meyer, professor de ashtanga yoga, surfista e DJ, concentra suas três especialidades no verão, quando organiza mais eventos com ioga, surfe e música em praias do país e de points internacionais, como Indonésia. “O Brasil, com esta natureza e a cultura da liberdade e do culto ao corpo, já é mais propício para as atividades físicas. Com a intenção de ficar saudável, atraente e se sentir vivo, tudo favorece a esse ‘estado verão’”, opina. Meyer também acredita que, pelo fato de o verão ser no início do ano por aqui, muitas pessoas procuram um novo ritmo e a esperança de uma vida mais disposta e equilibrada.

Cuidados no calor

Ludmilla, Meyer e Leda concordam que o principal fator para garantir a prática de atividade física mais segura possível é a hidratação: “Estar bem hidratado antes de uma atividade intensa é muito importante porque o aumento da temperatura do corpo com a respiração e a conexão com forças internas gera perda de água”, adverte o professor de ioga, que sugere práticas em lugares ventilados.

“O principal cuidado é a hidratação, mas não podemos nos esquecer de usar roupas leves e sempre manter o equilíbrio quanto a ritmo e intensidade adequados ao preparo físico de cada um”, acrescenta Ludmilla, que pretende lançar uma linha de roupas de dança e ginástica em 2015.

Esses cuidados devem ser levados em conta em qualquer estação. Assim como fazer um check up médico para verificar se a saúde está compatível com a atividade que se pretende praticar: é essencial, mesmo que não seja uma demanda obrigatória do professor ou estabelecimento.

Prazer na atividade leva a continuidade e progresso

Um dos segredos do sucesso de uma prática contínua e com resultados é encontrar uma atividade que, antes de mais nada, traga prazer à rotina do praticante.

Para isso, o primeiro passo depois da escolha do seu exercício é ficar atento ao próprio limite. “Exercitar-se progressivamente, sem exageros e escutar o seu corpo são conceitos importantes para uma prática duradoura e eficaz”, explica Meyer.

Leda sugere atividades que não foquem exatamente na obrigação da queima de calorias: “A dança proporciona tanto prazer que acaba ‘disfarçando’ o exercício, você se movimenta livremente e, sem perceber, ganha músculos definidos, diminui a massa corporal gorda e ganha saúde de um modo geral sem sacrifícios”, diz. Ela revela que em mais de duas décadas como profissional do fitness, Zumba foi a forma mais divertida que conheceu para entrar em forma.

A trilha do verão

O professor de ioga e surfista André Meyer, que também atende por DJ SOHM, indica uma playlist perfeita para a estação:

  • Zero 7 - This World
  • Chet Faker - Gold
  • Stanley Clarke - The Dancer
  • Temple Step Project - Embrace the ONE
  • Dub Sutra -TEMPURA Breaks 
  • Desert Dwellers - Feature
  • Estas Tonne - Between Fire and Water
  • Kavinsky - Nightcall
  • Donald Byrd - Love's so far away
  • Choro ensemble - Zanzando em Copacabana

Fonte: VEJA SÃO PAULO