Continua após publicidade

As melhores exposições de 2015

Saiba quais foram as cinco mostras mais destacadas da cidade

Por Julia Flamingo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h25 - Publicado em 28 dez 2015, 00h07

O paulistanos têm cada vez mais opções de boas exposições, novas galerias e badaladas feiras para visitar. O cenário das artes plásticas em São Paulo não para de aumentar, e a fama da cidade como um pólo da arte contemporânea se espalha como uma onda pelo mundo.

Em 2015, mostras internacionais atraíram visitantes dos quatro cantos da cidade. A melhor delas a exposição da sérvia Marina Abramovic, uma pioneira da performance mundial. Terra Comunal reuniu mais de 100 000 visitantes no Sesc Pompeia. O Método Marina Abramovic foi, sem dúvidas, o destaque da programação: uma experiência de duas horas e meia na qual os visitantes eram forçados a se desligar do estresse da cidade e se focar numa espécie de introspecção.

Picasso e a Modernidade Espanhola
Picasso e a Modernidade Espanhola ()

Picasso e a Modernidade Espanhola, no CCBB, foi uma reunião de grandes pintores espanhóis, que tomaram os cinco andares da instituição. O troféu da mostra mais diferente do ano vai para Máquina Tadeusz Kantor. O Sesc Consolação foi transforado num cenário de teatro, repleto de andaimes e caixas, que configuravam a cenografia que o próprio dramaturgo polonês usava em suas peças. A mostra conseguiu dar conta de sua produção multifacetada – que abarcava happenings, pintura, desenho, escultura e teatro – e, ainda, soube apresentar de forma orgânica algumas das performances criadas por ele.

Continua após a publicidade
Masp
Masp ()

Paisagem na Arte, na Pinacoteca, apresentou a construção cultural da presença da paisagem na arte inglesa através dos séculos. Era sempre uma novidade passear pela coleção trazida diretamente da instituição britânica Tate – mesmo para quem chegou a ir duas ou três vezes à mostra. Os cavaletes do Masp fecharam o ano com chave de outro: a instituição trouxe de volta a expografia original de Lina Bo Bardi, que faz flutuar quadros dos mestres da arte mundial, como Van Gogh, Matisse, Almeida Júnior e Portinari.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.