Cinema

CCBB apresenta maior mostra de Ingmar Bergman já realizada no Brasil

Programação conta com 51 filmes, em cópias restauradas e 35mm

Por: Redação VEJINHA.COM

O Sétimo Selo
Cena de "O Sétimo Selo" (1957): clássico de Bergman compõe a programação da retrospectiva do cineasta sueco que chega ao CCBB em junho (Foto: Divulgação)

Ingmar Bergman (1918-2007), um dos cineastas mais importantes da história, ganha a maior retrospectiva já realizada no Brasil a partir de 13 de junho, no CCBB. Ao todo, serão exibidos 51 longas do diretor sueco, a maioria em cópias restauradas e em 35mm.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

A seleção dos filmes foi realizada por Giscard Luccas e engloba a produção de Bergman desde os anos 40, com filmes menos conhecidos, como “Crise” e “Chove sobre Nosso Amor”, passando pelos clássicos dos anos 50, como “Morangos Silvestres” e “O Sétimo Selo”. A chamada Trilogia do Silêncio – composta por “O Silêncio”, “Luz de Inverno” e “Através do Espelho”, este último vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1961 – e importantes longas rodados na década de 1970, como “Gritos e Sussurros”, “Cenas de um Casamento” e “Sonata de Outono”, também integram a programação.

Além disso, a retrospectiva exibirá ao público curtas e filmes realizados por Bergman para a TV. O ciclo ainda conta com documentários de Stig Björkman, especialista na obra do cineasta sueco, e um curso a ser ministrado por Sérgio Rizzo, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP.

A programação completa da retrospectiva ainda não foi divulgada.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO