Restaurantes

Restaurantes servem menus especiais com pratos franceses

Refeições integram o Goût France, evento idealizado por Alain Ducasse e que ocorre dias 21 e 22 de março em mais de 150 países

Por: Redação - Atualizado em

Pato na panela - Le Vin
Pato na panela: prato principal do menu do Le Vin (Foto: Divulgação )

Nesta segunda (21) e terça (22), em mais de 150 países, acontece a segunda edição do Goût France, um jantar que ocupa restaurantes por toda a parte para promover a gastronomia francesa. No Brasil, o evento idealizado pelo chef Alain Ducasse envolverá 85 restaurantes espalhados por dezenove cidades brasileiras -- 27 deles estão em São Paulo.

A 138 reais por pessoa, as quatro unidades paulistanas do Le Vin Bistrô oferecerão nesta segunda (21), a partir das 19h30, um menu fechado que tem como entrada uma salada de endívias e uma seleção de queijos. Em seguida vêm o pato na panela e, para a sobremesa, o pain perdu ou o petit gâteau.

No Le Bife, o chef Erick Jacquin, hoje conhecido como o temido jurado do reality culinário MasterChef Brasil, elaborou um menu que custará 140 reais por pessoa e será servido na terça (22). A refeição contempla salmão marinado, chantilli com ervas frescas e blinis, além de dois pratos principais e sobremesa surpresa de chocolate. O primeiro principal é preparado com pescada-amarela e emulsão de champanhe Perrier Jouët mais legumes frescos. O segundo traz filé-mignon ao molho de vinho tinto e batata fondant.

Para o Tartar&Co, que terá o jantar especial também na terça (22), Jacquin elaborou um menu semelhante, que também custa 140 reais. A diferença por lá é a entrada: em vez do salmão marinado, ele servirá o ovo perfeito com creme de foie gras e lentinhas verdes.

+ Outback cria promoção que dá ovos de Páscoa aos clientes

No brasileiro Capim Santo, cujo jantar custará 125 reais por pessoa na terça (22), haverá como entrada o aligot de tapioca com ragu de cogumelos e azeite trufado. Em seguida, chegam à mesa o linguado empanado com quinoa recheado com palmito pupunha e gâteau de banana-da-terra. Para o desfecho, a casa serve o flan de castanha-do-pará.

Outro que se juntou à celebração foi o chef francês Laurent Suadeau. Ele vai cozinhar para cinquenta comensais em sua Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau (Rua Groenlândia 372, Jardim Europa, telefone: 3051-3157) e a refeição custará 600 reais por pessoa. Serão sete etapas: duas entradas, dois principais, queijo e duas sobremesas. Entre as receitas do chef estão ceviche de camarão, o filé de pato com massa chinesa laqueada com sementes de coentro e, entre os doces, o sorvete de cacau com nibs de cacau e creme ao leite de bacuri. Três tipos de vinho (champanhe, um branco e um tinto) também fazem parte do pacote. 

Também servem jantares especiais nesta semana, dentro do Goût France, os restaurantes Chef RougeÇa-Va, Vinea, SkyeEauLe BilboquetMarcelOuiParigi Parigi BistroLe CasseroleSarrasin BistrôTonTon, e os bares Canaille Bar e Laranjeiras

+ Oito cantinas com pratos para partilhar

+ Restaurante Fleming's abre primeira filial em São Paulo

Fonte: VEJA SÃO PAULO