Restaurantes

Restaurantes no Tatuapé

Por: Monique Paoletti - Atualizado em

Restaurantes no Tatuapé
Pergoletta (Foto: Veja São Paulo)

Bacalhoeiro O lugar é grandioso. São seis ambientes em 600 m² e cozinha comandada pelo experiente chef Francisco Everaldo da Silva - que já passou pelos conceituados Antiquarius, A Bela Sintra e Trindade. A especialidade, claro, é o bacalhau feito de diversas formas. Os queridinhos da clientela são o bacalhau do Manuel (posta de bacalhau frita no azeite, com brócolis e batata) e o bacalhau à Lagareiro com batatas ao murro (posta de bacalhau dourada no azeite acompanhado de batatas assadas, alho, cebola, brócolis e azeitonas verdes). Para dar água na boca, as sobremesas típicas portuguesas são oferecidas em uma bandejona: siricaia (um pudim à base de leite e ovos), rocambole de laranja e pastel de Belém são algumas das opções.

Ecoplanet A casa é inteira pensada para quem curte a natureza. Tem uma cachoeira de 4 metros de altura (que recicla água da chuva), uma grande mangueira e aquários espalhados em quatro ambientes. Neste clima "selvagem" o pessoal de variadas idades divide-se entre o restaurante, o bar e o espaço de shows, onde rola música ao vivo: voz e violão, sertanejo ou pagode. Para comer, há opções naturebas como a lasanha de abobrinhas e mais "substanciosas" como a picanha Ecoplanet acompanhada de ovo frito, arroz branco, farofa, vinagrete e batatas fritas. Rua Tuiuti, 2844, 26762000

La Pergoletta Inteira decorada em verde e vermelho, com enfeites nas paredes e vinhos à mostra, a La Pergoletta é uma típica cantina italiana. Todos os 50 tipos de massas e pães são feitos lá e você pode escolher entre uma variedade de 30 molhos para acompanhá-los. Além disso, os assados (coelho, vitela, pato e cordeiro) são preparados no forno à lenha. Tudo bem caseiro.

La Pasta Gialla Com dez franquias espalhadas pela cidade, a cantina chique do chef Sérgio Arno oferece pratos tradicionais italianos e também culinária mais leve e moderna. Só entre as entradas há 16 opções de bruschettas (fatias de pão italiano com diversos recheios por cima). No completo cardápio, há massas secas e frescas, risottos, carnes, aves e peixes - todos com dica de qual vinho harmonizar

Artesanal Pizza Bar Famosa pelas pizzas, a Artesanal coloca seu pezinho no Brasil durante os almoços. Até a feijoada entrou no cardápio da... pizzaria! Todas as quartas, sábados e domingos. Diariamente, buffet no almoço e, no jantar, as redondas arrasam. A calabresa apimentada faz sucesso nos paladares mais fortes. A pizza Niemayer (exclusivo creme de chocolate, coberto de coco ralado, cerejas e calda de frutas vermelhas) arremata a refeição.

Bracia Parrilla Para matar a vontade de comer carne. Os cortes (grandes) argentinos são o carro-chefe do restaurante e variam entre 300 e 600 gramas. O bife Parrillero (bife chorizo desossado, coberto com molho especial à base de vinho e shoyo) bate carteira na mesa dos habitués. Se algum acompanhante não curtir carnes, há duas opções de risotos e cinco de massas. Vá as quintas e aprecie o show de tango. Aos sábados é dia de feijoada e, se levar a criançada, elas ganham um cardápio especial.

Raro Escolha entre o arejado deck, o salão, o mezanino ou os bangalôs espalhados pelo jardim - só para sentir a inspiração balinesa do lugar. Apesar da decoração, a gastronomia é contemporânea. Peixes, carnes, massas, aves e risottos compõe o cardápio. Se você tiver filhos, é um bom lugar para manter as crianças longe do tédio: além de cardápio especial, há tobogã, brinquedos e fliperamas.

Valentina Ela é rústica, com pé-direito alto e uma ampla varanda para os dias de calor. Antes da pizza - especialidade - dá para enganar a fome com o buffet de antepastos e tomar um vinho. Entre as redondas, a de carne-seca e requeijão. Rua Luís dos Santos Cabral, 201, 2671-2215.

Attrio A imponente casa de tijolinhos chama a atenção de quem passa. Semelhante a outras pizzarias do bairro, a decoração é rústica, porém o paisagismo deixa o salão com uma aura alegre. Além das pizzas - que podem ser feitas com massa integral - há sete opções de massas. De quinta a domingo, a música ao vivo toma conta do lugar.

Vero O chef Mairton Oliveira (ex-Gero) comanda um dos poucos restaurantes com título de alta-gastronomia no Tatuapé. O camarão ao champagne e risoto de aspargos e o carré de cordeiro com crosta de ervas e risoto de funghi fazem sucesso entre os frequentadores. Dos ambientes, a sacada com teto retrátil é a mais disputada nesta época do ano. Rua Cantagalo, 597, 2225-1142

Fonte: VEJA SÃO PAULO