Continua após publicidade

Restaurantes e bares da mexicanos reinventam seus cardápios

Pelo menos cinco estabelecimentos abriram as portas em São Paulo, todos com cardápios diferentões

Por Juliana de Faria
Atualizado em 5 dez 2016, 19h25 - Publicado em 18 set 2009, 20h32

Quando restaurantes e bares mexicanos começaram a aparecer com mais intensidade por aqui, no início da década de 90, muitos paulistanos aprovaram. Nachos, tacos e burritos viraram moda. Com o tempo, a novidade foi assimilada pela clientela e se transformou em apenas mais uma das inúmeras opções gastronômicas de São Paulo. Nos últimos sete meses, no entanto, os fãs dessa culinária tiveram motivos para comemorar. Pelo menos cinco estabelecimentos abriram as portas, todos com cardápios diferentões. “As inovações nas receitas são uma adaptação ao paladar brasileiro”, afirma Joaquim Saraiva de Almeida, diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “Os pratos vêm com cada vez menos pimenta.”

Entre setembro e outubro, Eli Abada, um dos sócios do já conhecido El Kabong, inaugurou duas casas do gênero, em Higienópolis e no Itaim Bibi. Batizadas de Sí Señor, elas seguem a linha para lá de informal e contam com receitas curiosas, como, por exemplo, o guacamaki. Inspirado no temaki japonês, o prato vem com dois cones de tortilha de trigo recheados de cogumelos, legumes, carne ou frango, guacamole, creme azedo e arroz com salsa (24 reais). “Nossa idéia é fugir um pouco do tex-mex (a versão americanizada e cheia de queijo), fórmula usada em quase todos os concorrentes”, conta o gerente-geral, José Augusto Keunecke.

As mudanças não são apenas na cozinha. Três das casas recém-inauguradas – Burriteria, no Itaim Bibi; Tollocos, na Consolação; e Chiuaua Texmex, em Cerqueira César – apostam no serviço de fast-food. “Sentia que a cidade tinha uma carência de bares mexicanos baratos”, diz um dos proprietários do Chiuaua Texmex, André Perlatti. “Queremos ser o McDonald’s apimentado.” Lá, o pedido é feito no balcão. Há combinados a partir de 13,90 reais, que chegam às bandejas em menos de dois minutos. Tacos não passam de 3 reais. Para se diferenciar ainda mais, os burritos da Burriteria e do Tollocos ganham recheios como peito de peru, calabresa e picanha. No cardápio aparecem até receitas doces. “Nosso Nutella com morango e suspiros é um grande sucesso”, afirma Paulo Eduardo Niccoli, sócio do mexicano do Itaim Bibi.

Burriteria, Avenida Faria Lima, 3179, Itaim Bibi, tel: 3073-0020.

Chiuaua Texmex, Rua da Consolação, 2731, Cerqueira César, tel: 3085-2408.

Continua após a publicidade

Sí Señor, Rua Armando Penteado, 18, Higienópolis, tel: 3822-0150;

Rua Doutor Renato Paes de Barros, 682, Itaim Bibi, tel: 3476-8018.

Tollocos, Rua Augusta, 1524, Consolação, tel: 3283-1620.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.