Réveillon

Ano-Novo: como fazer as resoluções para 2012 darem certo

Especialistas contam como cumprir as dez promessas mais populares nesta época do ano

Por: Bruna Gomes - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O réveillon é o momento ideal para fazer um balanço do que aconteceu até então e elaborar metas para o ano seguinte. Para Auro del Giglio, autor do livro “Brainconomics — Descubra suas Habilidades e Maximize sua Eficiência”, esse período de reflexão e tentativa de autoconhecimento é benéfico. O fato de montar uma lista e criar objetivos “funciona como uma mola propulsora para as mudanças”, completa a médica-psiquiatra Alexandrina Meleiro.

Além de escrever o que deseja para o ano que se inicia, Ana Merzel Kernkraut, coordenadora do serviço de psicologia do Hospital Albert Einstein, explica que é preciso traçar um plano para alcançar cada meta. “O mais importante é elencar coisas que dependam apenas de você, pois depositar a responsabilidade no outro não é bacana.”

As resoluções que envolvem perda de peso ou prática de exercícios físicos dependem da disciplina de cada um. Daniel Shikasho, treinador da MPR Assessoria Esportiva, diz que o segredo é ir aos poucos. "Comece com uma atividade de baixa intensidade e vá aumentando a intensidade gradativamente."

Para as dicas de como cumprir cada promessa de Ano-Novo, usamos como a base a lista dos dez desejos mais populares para 2012 do site 43things.com, página especializada em rankings desse tipo.

+ Veja aqui como realizar os dez desejos mais pedidos para 2012

Fonte: VEJA SÃO PAULO