Cinema

Na estreia de 'Invasão à Casa Branca', reveja 10 presidentes da ficção

Seja em filmes-catástrofe, comédias ou dramas políticos, o líder da nação norte-americana já foi interpretado por astros como Jack Nicholson, George Clooney e John Travolta

Por: Tiago Faria - Atualizado em

Aaron Eckhart em 'Invasão à Casa Branca'
Aaron Eckhart em 'Invasão à Casa Branca' (Foto: Divulgação)

O presidente americano é um dos personagens do thriller de ação Invasão à Casa Branca, que estreia nesta sexta (5). Mas não qualquer presidente. No caso, o chefe da nação atende por Benjamin Asher, é interpretado pelo ator Aaron Eckhart, de Obrigado por Fumar, e se vê capturado por terroristas.

Trata-se de apenas mais um entre tantos personagens de ficção que ocupam o cargo político mais cobiçado dos Estados Unidos. O cinema americano tem por tradição inventar presidentes de mentirinha. A lista é de cansar a vista – e, se entrarem nessa conta os tipos televisivos, fica quilométrica.

Outro exemplo: em 1º de novembro, entrará em cartaz o thriller O Ataque, em que Jamie Foxx vive o todo-poderoso James Sawyer, também ameaçado por um grupo de invasores. A seguir, veja uma lista de dez presidentes memoráveis que só existiram na tela do cinema:

Bill Pullman em 'Independence Day'
Bill Pullman em 'Independence Day' (Foto: Divulgação)

BILL PULLMAN, Independence Day (1996)

O democrata Thomas Whitmore pode até não ser um dos presidentes mais sensatos do cinema, mas certamente está entre os mais marrentos. Ele próprio vai à guerra para salvar o planeta da ameaça de extraterrestres malvados. O tipo de coisa que só acontece no cinema-catástrofe.

Danny Glover em '2012'
Danny Glover em '2012' (Foto: Divulgação)

DANNY GLOVER, 2012 (2009)

O mundo acabaria em dezembro de 2012, certo? Apesar de ter ficado datada, esta produção traz um presidente humanista como poucos: em meio às conseqüências desastrosas de um desastre climático, Thomas Wilson recusa o convite para embarcar em uma arca gigante e fica em Washington para ajudar os refugiados. O desfecho do personagem, contudo, não é nada feliz.

Gene Hackman em 'Poder Absoluto'
Gene Hackman em 'Poder Absoluto' (Foto: Divulgação)

GENE HACKMAN, Poder Absoluto (1997)

No drama político dirigido por Clint Eastwood, Hackman interpreta Alan Richmond, um líder mulherengo que está saindo com a mulher de seu melhor amigo. O caso termina em tragédia: um agente do serviço secreto assassina a amante do presidente e o caso é ocultado.

George Clooney em 'Pequenos Espiões 3D'
George Clooney em 'Pequenos Espiões 3D' (Foto: Divulgação)

GEORGE CLOONEY, Pequenos Espiões 3D (2003)

Clooney já aparecia no primeiro capítulo da cinessérie infantojuvenil dirigida por Robert Rodriguez, mas só se tornou presidente no terceiro capítulo. Não tem tanta importância na trama, mas poucas vezes os Estados Unidos tiveram um presidente tão galã, mesmo que de mentirinha.

Jack Nicholson em 'Marte Ataca!'
Jack Nicholson em 'Marte Ataca!' (Foto: Divulgação)

JACK NICHOLSON, Marte Ataca! (1996)

Na comédia dirigida por Tim Burton, Nicholson interpreta James Dale, o posudo chefe do governo que se esforça para impressionar o eleitorado durante a campanha pela reeleição. Quando alienígenas desembarcam na Terra, ele prepara uma festança de boas vindas. O problema: o primeiro alvo dos invasores é... o presidente.

John Travolta em 'Segredos do Poder'
John Travolta em 'Segredos do Poder' (Foto: Divulgação)

JOHN TRAVOLTA, Segredos do Poder (1998)

Criado como uma espécie de caricatura do presidente Bill Clinton, o personagem Jack Stanton é um democrata que come junk food e conquista os colegas de equipe com um charme meio caipirão. Mas um escândalo sexual pode interromper a escalada do político.

Kevin Kline em 'Dave - Presidente por um Dia'
Kevin Kline em 'Dave - Presidente por um Dia' (Foto: Divulgação)

KEVIN KLINE, Dave – Presidente por um Dia (1993)

O presidente republicano Bill Mitchell está em apuros: depois de sofrer um ataque cardíaco enquanto trai a esposa com sua secretária, ele é hospitalizado. Para evitar uma grande crise política, sua equipe decide substituí-lo por um sósia, o democrata Dave Kovic.

Michael Douglas em 'Meu Querido Presidente'
Michael Douglas em 'Meu Querido Presidente' (Foto: Divulgação)

MICHAEL DOUGLAS, Meu Querido Presidente (1995)

Após a morte da esposa, o democrata Andrew Shepherd inicia um romance com a lobista Sydney Wade (papel de Annette Bening) enquanto disputa a reeleição. É um político bem intencionado: ele se recusa a usar um ataque contra forças libanesas que atacaram uma base americana como plataforma para a sua campanha.

Morgan Freeman em 'Impacto Profundo'
Morgan Freeman em 'Impacto Profundo' (Foto: Divulgação)

MORGAN FREEMAN, Impacto Profundo (1998)

Engana-se quem pensa que o primeiro presidente negro dos Estados Unidos foi Barack Obama. No filme-catástrofe de 1998, o nome do pioneiro é Tom Beck. Ele conduz a nação com mão firme quando o planeta é atingido por dois cometas. Pessoalmente, ele participa dos esforços pela reconstrução do país.

Peter Sellers em 'Dr. Fantástico'
Peter Sellers em 'Dr. Fantástico' (Foto: Divulgação)

PETER SELLERS, Dr. Fantástico (1964)

Um dos três personagens interpretados pelo ator na sátira política dirigida por Stanley Kubrick, Merkin Muffley é um presidente realista, mas terrivelmente indeciso. Está sempre disposto a ouvir várias opiniões, sem chegar a conclusão alguma.

Fonte: VEJA SÃO PAULO