Especial

Refúgios aconchegantes nas serras de São Paulo

Veja São Paulo selecionou endereços para se hospedar no inverno sem sentir saudade de casa

- Atualizado em

Localizada a 1.400 metros de altitude, a Quinta dos Pinhais tem 7 alqueires de área verde atravessada por trilhas ecológicas e 360 graus de uma vista de tirar o fôlego. Com ampla infra-estrutura de lazer (minigolfe e sala de ginástica, entre outros), a pousada garante boas opções para quem quer enfrentar o frio se exercitando. Os mais preguiçosos podem relaxar no spa climatizado ou nos confortáveis quartos equipados com cama king-size.

Quinta dos Pinhais. Estrada para o Pico Agudo, quilômetro 4,5, tel: (12) 3666-2030. www.quintadospinhais.com.br. Diárias de 380 a 820 reais o casal, com café-da-manhã.

São Bento do Sapucaí

A Pousada do Quilombo é famosa pela exuberância de suas paisagens e pela boa cozinha de seu restaurante, o Trincheira, aberto a não-hóspedes (funciona no sistema de bufê no almoço e à la carte no jantar). Eleger as melhores vistas é uma gostosa brincadeira. Da piscina, vê-se a Pedra do Baú. A casa da árvore, ligada ao chão por uma passarela, também serve como mirante. Um ofurô instalado num dos pontos mais altos do terreno proporciona banho quentinho em frente a uma cordilheira, de onde o visual do pôr-do-sol é ainda mais impressionante.

Pousada do Quilombo. Estrada do Quilombo, 1403, tel: (12) 3971-2688. www.pousadadoquilombo.com.br. Diárias de 300 a 460 reais o casal, com café-da-manhã e almoço.

Campos do Jordão

Com doze amplas suítes diferenciadas por cor e decoração, a pousada Chateau La Villete é uma das opções mais charmosas de hospedagem na cidade. O quarto master, o mais sofisticado, com 80 metros quadrados, é equipado com lareira aos pés da cama e uma enorme hidromassagem, posicionada em frente a uma parede de vidro que garante uma bela vista das montanhas.

Pousada Chateau La Villette. Rua Cantídio Pereira de Castro, 100, tel: (12) 3663-2767. www.lavillettepousada.com.br. Diárias de 430 a 1 020 reais o casal, com brunch.

Pousada da pedra

Plantada na região do Horto Florestal, onde a temperatura costuma ser 2 graus mais baixa que a do centro de Campos do Jordão, a recém-inaugurada Pousada da Pedra mantém as lareiras de seus dois salões acesas quase em tempo integral. Aquecedores e mantas espalhadas pelo deque de madeira garantem o conforto dos hóspedes que desejam tomar uma taça de vinho ao ar livre. De seus dezesseis aconchegantes apartamentos, nove contam com lareira.

Pousada da Pedra. Rua Alecrim, 53, tel: (12) 3663-6262. www.pousadadapedra.com.br. Diárias de 250 a 320 reais o casal, com café-da-manhã e chá da tarde.

Constellation Lodge

Lençol térmico nas camas e aquecedores elétricos de tapete e toalhas nos banheiros. Na pousada Constellation Lodge a ordem é manter o frio do lado de fora. Todos os quartos são equipados com sistema de calefação. Simples e confortável, o lugar oferece diversões para a criançada, como bicicletas e videogame. Constellation Lodge. Rua Engenheiro Luís de Castro, 110, tel: (12) 3663-1747. Diárias a 340 reais o casal, com brunch.

Piedade

Supercharmosa, a pousada Ronco do Bugio possui decoração diferenciada em cada uma de suas onze suítes, construídas com portas, janelas e madeira de antigas fazendas demolidas no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Hospedar-se lá é garantia de ser mimado – pode-se, por exemplo, tomar o delicioso café-da-manhã até as 16 horas. Todos os quartos são equipados com aparelhos de DVD e de som, além de camas tamanho queen com travesseiros e edredom de pluma. Sem falar nas belezas naturais do entorno, por onde passeiam os bugios (uma espécie de macaco) que vez ou outra dão o ar da graça nos fins de tarde.

Ronco do Bugio. Estrada PDD, quilômetro 16,5, tel: (15) 3299-8600. www.roncodobugio.com.br. Diárias de 347 a 690 reais o casal, com café-da-manhã.

São Francisco Xavier

De difícil acesso, com 11 quilômetros de estrada de terra, a pousada A Rosa e o Rei é um refúgio para quem busca tranqüilidade e privacidade. O espaço oferece ofurô em todos os dez chalés. Cinco deles ficam dentro da mata, com a banheira posicionada ao ar livre. Nos outros, localizados nas partes mais altas do terreno, o banho é entre quatro paredes, com vista para as montanhas. Outros atrativos: a sala dedicada à prática de tai chi chuan, a sauna, os mirantes e as trilhas ecológicas. As refeições são ovolactovegetarianas (à base de cereais integrais, mel, leite e derivados, frutas, verduras e ovos).

A Rosa e o Rei. Estrada Municipal Ezequiel Alves Graciano, 10100, tel: (12) 3926-1318. www.arosaeorei.com.br. Diárias de 380 a 410 reais, com pensão completa.

Fonte: VEJA SÃO PAULO