Tome nota

Dia das Mães: receitas de família

Marina Person, Julia Petit e Babi Rossi ensinam ótimos menus que aprenderam em casa

Por: Alexandre Aragão - Atualizado em

Frango assado
Frango assado com alecrim: o prato principal, ensinado por Julia Petit (Foto: José Amaral)

Nós crescemos e uma coisa não muda: o tempero da mamãe, sempre imbatível. Ninguém ganha das grandes receitas que marcaram nossa infância.

Pedimos para Marina Person, Julia Petit e Babi Rossi sugerirem pratos que aprenderam dentro de casa. A ideia é montar um cardápio completo para o próximo 8 de maio, Dia das Mães, que garanta deixar as homenageadas bem longe do fogão.

As famosas ensinaram uma receita cada uma. Juntas, elas formam prato principal, acompanhamento e sobremesa. Vista seu avental, separe as panelas e prepare-se para fazer bonito:

Prato principal, por Julia Petit, produtora musical

“Cozinhar é um hábito na minha família”, conta Julia. “Até meu pai gosta.” Filha de Dona Inês, uma cozinheira de mão cheia, a bela virou auxiliar de mestre-cuca bem cedo: “Quando eu tinha uns 8 anos, já ajudava na cozinha.” Entre as várias receitas que aprendeu com sua mãe, a produtora destaca o frango com alecrim. “Aqui em casa, um frango desses serve duas pessoas. Mas a gente come muito.”

Julia Petit
A produtora musical Julia Petit: cozinhando em família (Foto: Mario Rodrigues)

Frango com alecrim

Ingredientes:

- Um frango inteiro (resfriado, não congelado)

- Meia-dúzia de ramos de alecrim

- Cebolas roxas

- Sal a gosto

Modo de preparo:

Para temperar o frango, use apenas o sal e o alecrim. Para o gosto ficar mais homogêneo, coloque um pouco dentro do frango. Antes de levar ao forno, embrulhe a ave em papel alumínio.

Após cerca de 40 minutos no forno, retire o alumínio e umedeça o frango com seu próprio molho. Para complementar, coloque algumas cebolas roxas inteiras, envoltas em alumínio, dentro da travessa. Deixe no forno até o frango dourar. As cebolas devem ser servidas inteiras, como acompanhamento.

Acompanhamento, por Marina Person, apresentadora

“Como meus avós por parte de mãe são árabes, ela me ensinou muitas receitas da cozinha de lá”, conta a filha de dona Regina. O prato é perfeito para acompanhar saladas. “Mas também sirvo como acompanhamento quando faço uma comida mais brasileira”, diz Marina.

Marina Person
A apresentadora Marina Person: programa novo na TV Cultura (Foto: Edu Lopes)

Tabule

Ingredientes:

- Quatro maços de salsinha

- Duas colheres de sopa de hortelã

- Uma cebolinha verde

- Meio copo de trigo para quibe (também conhecido como triguilho)

- Tomates-cereja

- Azeite e sal a gosto

Modo de preparo:

Pique a salsinha, o hortelã e a cebolinha em pedaços bem pequenos. No caso da cebolinha, use apenas a parte verde do vegetal. Em seguida, lave o trigo para quibe e deixe de molho em água filtrada por cerca de uma hora. Caso queira diminuir o tempo de preparo, é possível colocá-lo de molho em água morna.

Retire o grão e amasse levemente com as mãos para tirar o excesso de água. Misture tudo e coloque bastante azeite e sal: “O segredo está no tempero”, diz Marina. Por último, corte os tomates-cereja em quatro pedaços e coloque por cima do tabule.

Sobremesa, por Babi Rossi, panicat

“Sou viciada em doce, principalmente o morango com chocolate branco e ao leite que minha mãe fazia pra mim”, conta Babi. “Ela chegava a encondê-lo de mim, porque eu começava a comer e não parava mais”, confessa, aos risos.

Babi Rossi
A panicat Babi Rossi: amor por doces (Foto: Silvia Santana)

Morango com chocolate branco e ao leite

Ingredientes:

- Duas caixas de morango

Para o brigadeiro branco:

- Duas latas de leite condensado

- Duas colheres de sopa de manteiga

- Duas gemas de ovos sem película

Para a cobertura:

- Uma lata de creme de leite sem o soro

- 200 gramas de chocolate ao leite

Modo de preparo:

Para fazer o recheio, leve ao fogo o leite condensado, a manteiga e as gemas. Mexa até desgrudar de panela. Em seguida, em outra panela, derreta o chocolate e misture o creme de leite.

Para montar a sobremesa, use uma travessa grande para colocar uma camada de brigadeiro branco. Depois, pique os morangos em pedaços médios e os coloque por cima. A última camada é de chocolate ao leite. Em seguida, leve à geladeira.

Fonte: VEJA SÃO PAULO