Ceia

Receitas de Ana Luiza Trajano para o Natal

Chef do Brasil a Gosto preparou mesa com pratos brasileiros

Por: Arnaldo Lorençato - Atualizado em

Ana Luiza Trajano - Ceia_2196
Mesa brasileira: ceia de Ana Luiza Trajano (Foto: Codo Meletti/Produção Bel Cordeiro)

Empenhada em resgatar a fartura e a tradição dos festejos de vários cantos do país, Ana Luiza Trajano abre a refeição oferecendo casquinha de camarão com farofa de dendê, queijo de coalho no melaço e salada de abóbora combinada a palmito pupunha e queijo da Serra da Canastra.

Entre os pratos principais, o peru aparece recheado de farofa de miúdos da própria ave mais castanhas brasileiras e o lombo assado chega na companhia de arroz de Natal. Os doces são o manjar de coco regado a calda de caju e o clássico pudim de leite valorizado por crocante de castanhas brasileiras.

Conheça a chef

Ana Luiza Trajano - Brasil a Gosto - 2196
Ana Luiza Trajano: chef do Brasil a Gosto (Foto: Codo Meletti/Produção Bel Cordeiro)

Da infância passada em Franca, no interior de São Paulo, Ana Luiza Trajano traz na lembrança os dias em que preparava pão de queijo junto da avó materna, dona Jacira. “Aos 7 anos, fiz minha primeira macarronada”, recorda-se. Quando ela era adolescente, porém, trabalhar na cozinha não tinha glamour. Assim, cursou administração de empresas.

Em 1999, decidiu investir na carreira de forno e fogão. Foi para a Itália e, enquanto estudava técnicas estrangeiras, descobriu o gosto pelo receituário brasileiro. Voltou com essa convicção e percorreu o país de norte a sul. Das andanças por 47 cidades, surgiu o livro Brasil a Gosto, nome escolhido para batizar também o restaurante inaugurado em 2006 e premiado como o melhor brasileiro na edição especial “Comer & Beber” desse mesmo ano e de 2007.

Fonte: VEJA SÃO PAULO