Receitas

Paola Carosella ensina receita de salada de figo

A argentina comanda a cozinha do Terraço Abril entre os dias 8 e 17, em uma série de almoços em comemoração aos 25 anos de VEJA SÃO PAULO

Por: Daniel Ottaiano - Atualizado em

Chef e proprietária do restaurante variado Arturito, em Pinheiros, e chef-executiva do A Figueira Rubaiyat, nos Jardins, a argentina Paola Carosella comanda a cozinha do Terraço Abril entre os dias 8 e 17, em uma série de almoços em comemoração aos 25 anos de VEJA SÃO PAULO.

Durante os três primeiros dias de evento, Paola apresentou pratos como abobrinhas assadas com queijo de cabra, filé-mignon assado em crosta de sal e polvo assado com tomates frescos. No vídeo acima, ela ensina uma receita da salada de figos e mussarela de búfala. Confira:

Receita de salada de figo

Ingredientes:

1/2 mussarela de búfala grande

1 figo maduro

1 tomate seco (veja modo de preparo abaixo)

Rúcula à gosto

Manjericão à gosto

Sal

Ingredientes do azeite com suco de limão:

Azeite extravirgem

Suco de limão siciliano

Mel

Sal

Pimenta-do-reino moída

Modo de preparo do tomate seco:

Corte um tomate em fatias bem finas, disponha sobre uma assadeira e leve ao forno a 200ºC até que os tomates soltem toda a água e fiquem secos. Retire e conserve em um recipiente com azeite suficiente para cobri-los.

Modo de preparo do azeite com suco de limão:

Em uma garrafa ou recipiente, junte à gosto azeite extravirgem, suco de limão siciliano, mel, sal e pimenta-do-reino.

Modo de preparo da salada:

Em um prato, parta a mussarela de búfala ao meio e disponha uma das metades, com uma colherada do creme de leite que a conserva (veja dica abaixo). Parta o figo com as mãos e distribua pelo prato.

Em um recipiente separado, misture a rúcula, o manjericão, sal e o azeite com suco limão. Coloque a mistura sobre a mussarela e figos. Por cima, coloque o tomate seco.

Dica: ao abrir o pacote da mussarela de búfala, dispense todo o soro, disponha o queijo em um recipiente com creme de leite fresco suficiente para cobrir e guarde na geladeira por ao menos um dia. Segundo a chef, isso faz com que a mussarela fique mais cremosa.

Rendimento: uma porção.

Fonte: VEJA SÃO PAULO