Receita

Tartare de abacaxi com tapioca e baba de moça

Aprenda a preparar o doce da chef Bel Coelho

Por: Arnaldo Lorençato - Atualizado em

Bel Coelho - Tartar de abacaxi com tapioca
Tartar de abacaxi com tapioca: quem não gosta de rabanada nem manjar, poder variar com esta sobremesa (Foto: Codo Meletti/Produção Bel Cordeiro)

Receita da chef Bel Coelho

Ingredientes

TARTARE

1 xícara de tapioca

2 xícaras de leite

1 xícara de leite de coco

3 colheres (sopa) de coco ralado

5 colheres (sopa) de açúcar

2 xícaras de abacaxi em cubos bem pequenos

Flores comestíveis para decorar

BABA DE MOÇA

3/4 de xícara de açúcar

1/2 xícara de água

6 gemas

2 xícaras de leite de coco

Modo de preparar

TARTAR

Deixe hidratar por 2 horas a tapioca com o leite e o leite de coco fervidos e, em seguida, misture com o coco ralado. Adoce a tapioca com 3 colheres de açúcar. Para a montagem do tartar, utilize um aro de cerca de 6 centímetros de diâmetro. Coloque uma camada de abacaxi de 3 centímetros de altura e outra de tapioca de 1 centímetros de altura. Retire o aro, polvilhe com o açúcar restante e queime a superfície com um maçarico. Espalhe a baba de moça em volta e decore com as flores comestíveis, de preferência de manjericão. Se não tiver maçarico, não use o açúcar para queimar.

BABA DE MOÇA

Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo alto, mexendo, por 1 minuto. Deixe por mais 5 minutos em fogo médio até obter uma calda espessa. Peneire as gemas e misture-as com o leite de coco. Ponha um pouco da calda de açúcar nessa mistura. Depois, adicione o restante, mexendo sempre. Recoloque a mistura em fogo lento, mexendo sempre, sem deixar ferver, até engrossar um pouco. Retire a baba, deixe-a esfriar e reserve. Sirva com o tartar.

Fonte: VEJA SÃO PAULO