Receita

Panacota na calda de frutas vermelhas

Aprenda a preparar a sobremesa de Rodrigo Queiroz, do Tre Bicchieri

Por: Arnaldo Lorençato - Atualizado em

Rodrigo Queiroz - Panacota
Panacota: sugestão de sobremesa de Rodrigo Queiroz (Foto: Codo Meletti/Produção Bel Cordeiro)

Ingredientes

PANACOTA

1/2 fava de baunilha

1 litro de creme de leite fresco

90 gramas de açúcar

6 folhas de gelatina incolor e sem sabor

CALDA DE FRUTAS VERMELHAS

250 gramas de açúcar

125 mililitros de água

75 gramas de amora congelada

63 gramas de framboesa congelada

FRUTAS VERMELHAS EM CALDA

200 gramas de açúcar

100 mililitros de água

30 gramas de amora congelada

30 gramas de blueberry (mirtilo) congelado

Modo de preparar

PANACOTA

Corte a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe as sementes com uma faca. Coloque as sementes em uma panela com o creme de leite e o açúcar. Leve ao fogo até levantar fervura e retire. Num prato fundo, ponha um cubo de gelo e as folhas de gelatina com água suficiente para cobri-las. Deixe o tempo necessário para hidratá-las. Coloque a panela com a mistura do creme sobre uma tigela com gelo para amornar. Adicione a gelatina hidratada no creme morno e mexa até que a gelatina se dissolva por completo. Distribua a mistura em dezesseis forminhas de louça ou vidro e leve para gelar por 3 horas.

CALDA

Em uma panela, junte o açúcar e a água, leve ao fogo até formar uma calda em ponto de fio. Esse ponto é obtido quando se derrama um pouco de calda com uma colher e se forma um fio denso. Retire do fogo, adicione as frutas congeladas e deixe-as se desmanchar. Bata no liquidificador, passe por uma peneira grossa e depois por uma fina e retorne a calda ao fogo até obter a consistência de fio. Use para regar a panacota.

Frutas em calda: em duas panelas, coloque metade do açúcar e metade da água. Leve as duas panelas ao fogo médio até obter uma calda em ponto de fio. Numa delas, coloque as amoras, na outra os blueberries e cozinhe por 5 minutos. Esfrie, leve à geladeira para resfriar e sirva sobre a panacota.

Fonte: VEJA SÃO PAULO