Bebidas

Receita do basilico e do expresso Martini do Skye

Quem ensina as receitas, que levam manjericão e café, respectivamente, é a chefe de bares do hotel, Talita Simões

Por: Marcela Besson - Atualizado em

Basilico martini

Ingredientes

50ml de vodca cítrica

10ml de martini bianco

20ml de licor de limão (limoncello)

20ml de suco de limão siciliano

2 colheres (chá) de açúcar

Gelo moído

5 folhas grandes de manjericão

Modo de preparo

Encha uma taça de martini com gelo até a borda e reserve. A intenção é deixar a taça resfriando enquanto se prepara o drinque.

 

Em outro copo, de preferência fundo, misture a vodca cítrica, o martini, o licor e o suco de limão siciliano. Adicione o açúcar e quatro folhas inteiras de manjericão. Acrescente uma porção generosa de gelo moído e com a ajuda de uma coqueteleira bata bem a mistura.

 

Retire o gelo da taça de martini e coe nela o drinque pronto. Decore com a folha de manjericão que sobrou.

Sobre o Skye

Esqueça aqueles bares de hotel com meia dúzia de gatos pingados nas mesas e clima de fossa. No Skye, localizado na cobertura do Unique, a coisa é diferente. Em termos de agitação, dá de dez na concorrência. Anexo ao restaurante de mesmo nome, o bar estica-se por um delicioso deque de madeira, com 30 metros de extensão.

 

Ali, à beira da piscina do hotel e acomodado em pufes e espreguiçadeiras, o público de naipe mauricinho pode se deleitar com uma deslumbrante vista da metrópole.

Expresso martini

Ingredientes

30ml de café coado ou expresso (sem açúcar)

50ml de vodca comum

20ml de licor de café

1 colher rasa (chá) de açúcar

Gelo moído

Grãos de café para decorar

Modo de preparo

Encha uma taça de martini com gelo até a borda e reserve. A intenção é deixar a taça resfriando enquanto se prepara o drinque.

 

Em um copo, de preferência fundo, misture o café, que deve estar resfriado, a vodca e o licor de café. Acrescente o açúcar e uma porção generosa de gelo moído. Bata tudo com a ajuda de uma coqueteleira.

Retire o gelo da taça de martini e coe o drinque batido. Decore com grãos de café.

Dificuldade: baixa

Rendimento: 1 dose

Tempo: 20 minutos

Bares em hotel

Emiliano

Havana Club

Il Piano Bar

The Wall

Upstairs

Onde comprar Interfood

Fundada em 1985, a importadora oferece grande variedade de alimentos e bebidas finas. Da marca holandesa Bols, o licor de limão custa R$ 14,62 (700ml).

Rua Borges de Figueiredo, 1.133, Mooca, 2602-7255

Saiba mais

James Bond certamente torceria o nariz diante dessas versões diferentonas e coloridas de martínis que estampam os cardápios de alguns bares da cidade. Os novos drinques subvertem a receita original do dry martini, bebida preferida do agente 007.

 

Na vida real, acredita-se que este clássico foi inventado em 1910, no bar do hotel novaiorquino Knickerbocker. Um barman de sobrenome Martini teria mexido ("nunca batido") gim e vermute seco a pedido do magnata americano John D. Rockefeller. A mistura deu tão certo que correu o mundo e, claro, ganhou variações moderninhas e refrescantes.

Fonte: VEJA SÃO PAULO