Receitas - Sobremesas

Receita de torta de coco com limão do Chou

Sobremesa cremosa da chef Gabriela Barretto é ideal para o almoço; para acompanhar, vinho branco de sobremesa como o Tokaji Furmint Late Harvest

- Atualizado em

Ingredientes

Massa:

200g de farinha

100g de manteiga (gelada)

1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 colher (sopa) de água gelada (ou o suficiente para dar liga)

Recheio:

125g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)

345g de açúcar de confeiteiro

4 ovos grandes

170ml de iogurte natural

1 colher (chá) de essência de baunilha

3 colheres (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de casca de limão ralada

90g de coco ralado

Modo de preparo

Massa:

Corte a manteiga gelada em cubos pequenos e coloque numa vasilha com a farinha, o açúcar e a essência de baunilha. Misture os ingredientes, delicadamente, com a ponta dos dedos, apertando a manteiga contra a farinha. Deixe a mistura escorrer por entre os dedos.

Quando estiver com a aparência de uma farofa grossa, incorpore 1 colher (sopa) de água bem gelada e amasse com os dedos, para dar liga. (Observação: Cuidado para não aquecer a manteiga com o calor das mãos. Se necessário, acrescente, aos poucos, mais água gelada.)

Modele a massa para que ela ganhe o formato de uma bola. Em seguida, achate-a com o punho e enrole em papel filme. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 20 minutos.

Depois, retire e, com cuidado, passe um rolo de macarrão por cima, até que a massa fique bem fina. Unte e polvilhe uma fôrma de torta (25 - 28 cm) e forre com a massa. Com uma garfo, faça pequenos furos na massa e leve ao forno (pré-aquecido a 180°C) por 10 a 15 minutos ou até ficar levemente dourada e com aparência de assada. Retire do forno e deixe esfriar.

Rendimento: 8 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO