Receitas - Sobremesas

Receita de tiramisu da Osteria del Pettirosso

Chef Marco Renzetti: a sobremesa clássica à base de café e chocolate fica mais bonita se servida em taça

- Atualizado em

Ingredientes

4 gemas de ovos caipira de muito boa qualidade (certificado de procedência)

4 colheres (sopa) de queijo mascarpone

4 colheres (chá) de açúcar

200g de pão-de-ló (pode ser substituído, na mesma quantidade, por bolachas champanhe)

4 doses de café expresso

2 colheres de pó de café misturadas com 2 colheres de cacau em pó.

Modo de preparo

Prepare o creme de mascarpone batendo o queijo junto com o açúcar e as gemas de ovo com uma batedeira elétrica, até o creme ficar consistente. Cuidado: se passar do ponto, o mascarpone começa a virar manteiga e o creme fica irremediavelmente perdido.

Acomode no fundo da taça um disco de pão-de-ló e molhe-o com um terço do café. Com uma colher, cubra com creme de mascarpone. Repita a camada de pão-de-ló embebido em café e outra de creme de mascarpone. Quem quiser ser generoso pode acrescentar mais camadas. A última é sempre de creme de mascarpone.

Pulverize a superfície da sobremesa com os pós de café e de cacau. Uma opção é acrescentar licor de café ao expresso no qual será embebido o pão-de-ló. Deixe em geladeira por duas horas antes de servir, para que os ingredientes fiquem bem gelados. O chef reforça que é fundamental escolher ingredientes de alta qualidade para que o resultado seja bom, e sugere montar a sobremesa em porções individuais, em taças cônicas de boca bem larga ou nas usadas para martini.

Rendimento: 4 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO