Receitas - doces

Receita de strudel de maçã do Beograd

Erzebet Rigo ensina o preparo do strudel de maçã. A sobremesa de origem austríaca é feita com massa folhada e leva canela e uvas passas no recheio

Por: Marcela Besson e Uiara Araújo - Atualizado em

 

Ingredientes

10 maçãs verdes

1 colher (sopa) de semolina

1/2 colher (sopa) de canela em pó

100g de uva passa branca ou frutas cristalizadas

1 xícara (chá) de açúcar

Suco de um limão

700g de massa folhada pronta*

1/2 xícara (chá) de óleo

1 gema batida para pincelar

*A massa folhada dos doces do Beograd é preparada por Erzebet Rigo artesanalmente. Mais fina que uma folha de papel sulfite, leva somente farinha de trigo, água, um pouco de óleo e sal.

O segredo é uma mesa especial que ela guarda em sua cozinha. No lugar do tampo de madeira, um tecido. Embaixo da mesa fica um fogareiro, fundamental para ajudar a esticar a massa até ficar bem fininha.

Como é muito difícil de fazer em casa, confira abaixo alguns endereços para comprar a massa folhada pronta.

Modo de preparo

Rale as maçãs em um ralador grosso, com casca e tudo. Em seguida, esprema para retirar todo o suco da maçã e reserve.

Adicione a semolina em pó, necessária para que a maçã não solte suco e umedeça a massa folhada.

Acrescente a canela, as uvas passas, o suco de limão e o açúcar. Misture bem. Em uma assadeira retangular, distribua um fio de óleo e reserve.

Pegue uma folha da massa e coloque um fio de óleo sobre toda a extensão. Coloque uma outra folha por cima e repita o processo.

Faça isso novamente, até completar as três camadas de massa folhada, terminando com o óleo sobre a última.

Coloque o recheio e enrole a massa. Pincele o rolo de strudel com a gema batida e leve ao forno por 30 minutos. Eles devem ficar dourados.

Sirva quente com uma bola de sorvete ou em temperatura ambiente.

Dificuldade: média

Rendimento: 4 rolos de strudel

Tempo: 45 minutos

Onde comprar

Arosa

Especializada em massas folhadas semiprontas, a Arosa comercializa um sem-fim de produtos do gênero. A marca possui pontos-de-venda próprios em diferentes bairros da cidade.

Pão de Açúcar

A rede de supermercados oferece massa folhada semipronta de diversas marcas, entre elas Frescarini, Arosa e Massa Leve (R$ 5,50 o pacote com 300g).

Sobre o Beograd

Não poderia ser mais simples. Ocupa um antigo sobrado residencial, como muitos restaurantes por peso da cidade. Durante a semana, monta um bufê trivial com pratos brasileiros. É só nos fins de semanas que a proprietária Erzebet Rigo, sérvia de origem húngara, oferece especialidades de sua terra natal e de países como a Hungria, incluídas nas mesas frias e quentes. É o caso do feijão-branco com lingüiça e do goulash. Também faz opções à la carte, caso do cevapcici. De sobremesa, torta de papoula e strudel de maçã. (Por Arnaldo Lorençato)

Cozinha do Leste Europeu

Há outro endereço na cidade onde é possível degustar um pouco mais do sabor da cozinha do Leste Europeu. A doceria Mignon Chárika é comanda pela húngara Carlota Tóth, especialista em doces de sua terra natal e também em receitas austríacas.

Chamado stefanie, o pão-de-ló bem fininho com recheio de chocolate meio amargo e cobertura de cacau em pó é uma das atrações. Tem também strudel de maçã e de cereja.

Das 12h às 15h, a casa serve almoço com receitas típicas como o goulash, um dos maiores legados culinários da Hungria. Tradicionalmente, é feito com vitela em molho de pápricas doce e picante e costuma vir acompanhado de spätzle, um nhoque de farinha.

Fonte: VEJA SÃO PAULO