Receitas - Prato principal

Receita de pizza de abobrinha e pinhole do Oggi Cucina

A pizza leva cobertura de abobrinha passada no azeite, creme de alho-poró, mussarela de búfala e um toque de pinhole para finalizar.

- Atualizado em

CHEF: Manuel Coelho

Ingredientes

Pizza:

15g de fermento biológico

15g de sal

170ml de água mineral em temperatura ambiente

320g de farinha de trigo

Molho de tomate:

150g de tomate maduro

10ml de azeite extra virgem

1 pitada de orégano

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Cobertura:

20ml de azeite de oliva

30g de alho-poró fatiado

20g de creme de leite fresco

150g de abobrinhas italianas laminadas

100g de mussarela de búfala

10g de pinholes

30g de manteiga

Modo de preparo

Pizza:

Coloque o fermento em um recipiente e misture com um pouco de água até virar um creme. Acrescente o sal. Mexa com a ponta dos dedos e adicione a água. Incorpore a farinha aos poucos e continue mexendo com uma das mãos por 10 a 15 minutos. A mistura deve engrossar aos poucos. O ponto ideal é quando a massa solta da mão.

Quando estiver lisa coloque a massa em uma tigela, cubra com um pano e deixe descansar durante 2 horas ou até dobrar de tamanho. Faça bolas de 450g e deixe descansar mais 1 hora e meia em temperatura ambiente. Uma receita de massa rende cerca de quatro pizzas.

Molho de tomate:

Corte os tomates ao meio e descarte as semente. Passe pelo processador de alimentos e tempere com o azeite, sal, pimenta do reino e orégano. Reserve.

Cobertura:

Derreta uma parte da manteiga em uma frigideira e acrescente o alho-poró. Refogue por alguns minutos e coloque o creme de leite. Deixe engrossar e tempere com sal e pimenta. Reserve.

Corte a abobrinha em lâminas e cozinhe em água fervente com sal por 5 minutos. Em seguida, coloque em um recipiente com água e gelo por mais alguns minutos. Reserve. Aqueça o azeite e salteie as abobrinhas. Tempere com sal e pimenta. Doure os pinholes na manteiga.

Montagem:

Abra a massa com um rolo, espalhe o molho, coloque o creme de alho-poró e as abobrinhas. Cubra com a mussarela. Asse até que as bordas estejam bem douradas. Acrescente os pinholes para servir.

Rendimento: 4 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO