Receitas - Sobremesas

Receita de panacota de açafrão da Osteria del Pettirosso

Ao molho de frutas cítricas, a delicada sobremesa do chef Marco Renzetti revela-se uma iguaria doce

- Atualizado em

Ingredientes

Panacota

300 ml de creme de leite

1 colher de gelatina em pó

30g de açúcar

0,15g de açafrão em fatias

Calda de cítricos

Suco de uma laranja

Suco de uma tangerina

Suco de 1/2 limão

Casca ralada de 1/2 limão

3 ovos inteiros

1 gema de ovo

30g de manteiga

100g de açúcar

Modo de preparo

Panacota

Deixe de molho a gelatina uma hora antes, na quantidade indicada de creme de leite. Verta o creme com a gelatina hidratada em uma panela com capacidade no mínimo três vezes maior. Acrescente o açafrão e o açúcar. Aqueça em fogo lento até ferver. Com uma colher de pau (ou de plástico alimentar que suporte aquecimento) mexa constantemente durante aproximadamente três minutos.

Retire do fogo e despeje o conteúdo em quatro formas idênticas de material liso, preferencialmente de vidro ou inox.

Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente, e em seguida guarde em geladeira. A panna cotta estará pronta para servir depois de horas de permanência na geladeira.

Calda de cítricos

Misture em uma panela todos os ingredientes. Aqueça em fogo bem baixo, mexendo com uma colher de pau (ou de plástico alimentar que suporte aquecimento). Se possível, utilize um termômetro digital e cuide para que a temperatura não passe de 90º C. A calda estará pronta quando começar a se formar uma película homogênea sob a colher. Retire imediatamente a panela do fogo e mergulhe em água fria (cuidar para não entrar água na calda). Mexa a calda ininterruptamente com a colher de pau, até que ela esfrie completamente.

Montagem

Retire a panacota da forma, com a ajuda de uma faca pequena e afiada, até que ela desgrude completamente. Se estiver difícil, a sugestão é mergulhar a forma brevemente em água morna. Acomode em um prato grande e bonito, decore com a calda e o açafrão, ou com fatias dos cítricos utilizados no preparo da calda ou ainda com a casca deles cortada em espiral.

Rendimento: 4 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO