Receita

Focaccia de cereja fresca com salada

Aprenda a preparar a sobremesa de Paola Carosella, do Arturito

Por: Arnaldo Lorençato - Atualizado em

Arturito - Focaccia de cereja fresca com salada_2196
Arturito: Focaccia de cereja fresca com salada (Foto: Codo Meletti / Produção Bel Cordeiro)

Ingredientes

FOCACCIA

1 kg de farinha de trigo

25 gramas de fermento biológico fresco

1 colher (sopa) de sal

700 mililitros de água morna

3 colheres (sopa) de azeite extravirgem

50 gramas de cereja fresca sem caroço

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (café) de sementes de erva-doce

Pimenta-do-reino moída na hora

COMPOTA DE CEREJA

150 gramas de cereja sem caroço

4 colheres (sopa) de açúcar

4 colheres (sopa) de conhaque

MOLHO DE LIMÃO-SICILIANO E MEL

Suco peneirado de 2 limões-sicilianos

Sal e pimenta-do-reino

1 colher (chá) de mel

1 xícara de azeite extravirgem

SALADA

1 xícara de queijo de cabra fresco tipo boursin

3 colheres (sopa) de creme de leite

Sal

2 xícaras de um mix de manjericão, hortelã, salsinha, cerefólio, agrião, rúcula, radicchio e endívia (as folhas grandes são rasgadas em pedaços menores)

Modo de preparar

FOCACCIA

Coloque numa bacia a farinha, o fermento, o sal e a água. Forme uma massa e amasse por 10 minutos. A massa fica bem mole e gruda um pouco nas mãos. Cubra com pano úmido e deixe descansar em lugar morno por 40 minutos, tempo em que duplicará de volume. Coloque a massa sobre uma mesa e dê um soco para tirar o ar. Volte a massa para a bacia, torne a cobrir e deixe descansar por mais 30 minutos. Retire-a com cuidado da bacia para que não perca o ar novamente acumulado dentro dela. Divida-a ao meio. Coloque uma das partes numa assadeira previamente pincelada com parte do azeite. Estique-a com os dedos até ficar com 2 centímetros de altura. Por cima, espalhe as cerejas, pincele com o azeite restante e polvilhe com o açúcar, a erva-doce e a pimenta-do-reino. Com a outra parte, faça um pão branco alto que será usado para a bruschetta. Asse em forno a 180ºC por 25 minutos.

COMPOTA

Numa frigideira, coloque as cerejas com o açúcar e deixe aquecer. Em seguida, acrescente o conhaque. Flambe e retire do fogo. Reserve.

MOLHO

Numa tigela pequena, tempere o suco de limão com sal e pimenta-do-reino. Acrescente o mel, misture bem, junte o azeite, misture e reserve.

Montagem

Numa tigela pequena, misture o queijo e o creme de leite, temperando com sal. Reserve. Num prato, disponha um oitavo do mix de folhas, tempere com o molho de limão, ponha uma colher (sobremesa) do creme de queijo e acrescente uma colher (sopa) de compota de cereja. Ao lado, coloque uma fatia da focaccia quente.

Fonte: VEJA SÃO PAULO