Receitas - Prato principal

Receita de mussaká do Acrópoles

Prato - típico da Grécia, da Turquia e dos Bálcãs - composto de camadas de berinjela e carne de carneiro moída com cobertura de molho bechamel

Por: Uiara Araújo - Atualizado em

Ingredientes

Recheio

1 kg de carne moída

1 cebola média picada

1 talo de salsão picado

10 dentes de alho picados

5 a 6 folhas de louro

15 cravos

2 canelas em pau

Alecrim a gosto

Sal a gosto

300g de extrato de tomate

8 berinjelas cortadas em fatias (com mais ou menos 1cm de espessura)

1,5kg de batatas cortadas em fatias

400g de queijo parmesão ralado

Óleo para fritar

Manteiga para dourar a carne moída

Creme para cobertura

1 litro de leite integral

5 colheres (sopa) de farinha de trigo

200g de manteiga

3 ovos

Queijo parmesão ralado a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo

Recheio

Em uma panela grande coloque um pouco de manteiga e leve ao fogo até derreter. Em seguida, acrescente a cebola picada, o alho e o salsão. Frite por alguns segundos e coloque a carne moída. Adicione os temperos (louro, alecrim, canela, cravo e sal) e, logo depois, o extrato de tomate. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de uma hora e meia, mexendo sempre para não grudar. Enquanto isso, frite as fatias de berinjela e de batata em óleo bem quente. Deixe a gordura escorrer em papel toalha. Se possível, faça esse procedimento com um dia de antecedência assim os vegetais ficarão menos oleosos.

Creme para a cobertura

Leve a manteiga para derreter em uma panela de tamanho médio. Coloque a farinha e mexa sem parar. Adicione o leite e continue mexendo, desta vez com a ajuda de um fouet, para que o creme não embolote.

Coloque o parmesão e o sal a gosto. Mexa bem até levantar fervura. Acrescente os ovos e continue mexendo até que fique bem grosso.

Montagem

Em uma fôrma de tamanho médio acomode as fatias de berinjela já fritas. Salpique parmesão ralado e cubra-as com as fatias de batata e mais parmesão ralado. Coloque uma camada bem generosa do molho de carne moída. Faça mais uma camada de berinjela, parmesão e batata. Por último, cubra o mussaká com o molho bechamel e salpique mais queijo parmesão. Leve para gratinar em forno preaquecido com temperatura a 250 graus.

Sobre o Acrópoles

A cozinha é aberta e tem os pratos expostos sobre fogões. Entre eles, mussaká, vitela ao forno e lula recheada. Basta escolher os mais atraentes e pedi-los diretamente a um dos cozinheiros.

Dificuldade: fácil

Porções: 10 pedaços

Tempo: 2 horas

Fonte: VEJA SÃO PAULO