Receitas - prato principal

Receita de lombo de bacalhau com batata do Claudius Grill

O lombo de bacalhau é dessalgado e dourado em chapa com azeite

- Atualizado em

CHEF: Cláudio Duarte Corrêa

Ingredientes

Lombo:

800g de lombo de bacalhau (Gadus morrhua)

3 dentes de alho fatiados em lâminas

1 cebola fatiada

½ maço de brócolis cozido

1 ovo cozido

10 azeitonas pretas

Azeite a gosto

1 folha de louro

1 litro de água

1 xícara de leite

Batatas:

4 batatas médias

Sal grosso (o suficiente para forrar forma e para cobrir as batatas)

Modo de preparo

Lombo:

Para dessalgar o bacalhau, deixe-o de molho por no mínimo 72 horas (na geladeira). Troque a água a cada 12 horas. Depois, ferva o pescado em água com leite e uma folha de louro e retire as espinhas. Em uma frigideira antiaderente, grelhe o lombo com um pouco de azeite (cuidadosamente para não desmontar a peça). Em seguida, coloque-o na travessa em que será servido. Reserve.

Acrescente um pouco mais de azeite na mesma frigideira que foi utilizada para grelhar o peixe e frite a cebola. Coloque-a em cima do lombo. Com mais um pouco de azeite, frite as lâminas de alho e disponha-as em cima das fatias de cebola.

Batatas:

Lave bem as batatas com uma escova. Cubra o fundo de uma forma com sal grosso, coloque as batatas com pele e espalhe sal grosso sobre elas até que fiquem cobertas. Leve ao forno por uma hora (a 200°C nos primeiros 15 minutos e a 100°C nos 45 minutos restantes). Depois de assadas, retire-as da forma e separe-as do sal.

Montagem:

Ao redor do lombo coberto com a cebola e o alho, coloque as batatas, o brócolis, as azeitonas e o ovo cozido. Depois, regue com bastante azeite.

Rendimento: 2 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO