Receitas - prato principal

Receita de fagottini de vieira com molho de manjericão do Terraço Itália

O gosto delicado da vieira se contrasta com o manjericão, lembrando os sabores do Mediterrâneo

- Atualizado em

CHEF: Samuele Oliva

Ingredientes

Vieiras:

18 escalopes pequenos a médios, limpos e sem ovas

2 colheres de sopa de molho de soja

2 colheres de azeite extra virgem para grelhar os escalopes

Molho:

150 a 200g de folhas de manjericão

1 litro de água

1 quilo de gelo em cubos

Fagottini:

150g de massa fresca (em lâminas)

Sal e Pimenta branca a gosto

100g de tomates concassés

2 folhas de manjericão para finalizar

Modo de preparo

Vieiras:

Coloque 12 escalopes em uma tigela rasa, regue com o molho de soja e deixe-os marinando na geladeira de cinco a dez minutos. Depois, corte seis escalopes ao meio, na horizontal, e reserve-os.

Molho de manjericão:

Prepare uma bacia com água e gelo. Coloque as folhas de manjericão em água fervente com sal por um minuto. A seguir, refresque-as na água gelada e escorra. Transfira-as para um processador e pulse até virar um purê, adicionando azeite aos poucos. Veja se está bom de sal. Passe o molho em uma peneira fina delicadamente para um recipiente limpo e seco.

Fagottini:

Divida a massa em seis partes iguais. Passe-a por um cilindro no mais baixo ajuste, até que fique quase transparente. Transfira-a para uma superfície lisa, usando um cortador redondo de 14 centímetros de diâmetro e corte a massa em 12 círculos. Coloque um escalope no meio de cada círculo e cubra com um pouco de tomate e manjericão picados. Junte as bordas do círculo para cima do escalope para fazer um cume. Depois de preparar o molho de manjericão, cozinhe o fagottini em água fervente de 4 a 5 minutos e escorra. Quando a massa cozinhar, aqueça uma frigideira e grelhe os seis escalopes restantes, temperados com sal e azeite, por cerca de um minuto de cada lado.

Rendimento: 4 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO