Receitas - Prato Principal

Receita de coq au vin do Bistrot da Praça

Prato leve, adequado para diversas ocasiões

- Atualizado em

CHEF: Aderval Machado

Ingredientes

1 galinha de 3Kg

100ml de óleo

1 litro de vinho tinto (tipo Bordeaux)

1kg de cebola pequena

½ kg de cenoura picada

200g de bacon

½ maço de cebolinha

2 dentes de alho

2 galhos de alecrim

2 galhos de tomilho

2 folhas de louro

sal a gosto

pimenta a gosto

1kg de batata (torneada)

200g de cogumelo

½ colher de sopa de manteiga

Modo de preparo

Galinha:

Corte a galinha em pedaços médios e tempere com sal e pimenta. Coloque em uma panela com a 300g de cenoura, 200g de cebola, um dente de alho, o alecrim, o tomilho, o óleo, ½ litro o vinho tinto e deixe marinar por 24 horas.

Em uma frigideira funda, refogue um dente de alho, 50g de bacon e 200g de cebolas até que a mistura fique bem corada. Em seguida, acrescente os pedaços de galinha e refogue por alguns minutos. Junte as folhas de louro, a cebolinha, o caldo utilizado para marinar a galinha e ½ litro de vinho e deixe cozinhar durante 40 minutos em fogo brando.

Enquanto isso, refogue 150g de bacon com um pouco de manteiga em outra frigideira. Quando estiver dourado, acrescente à galinha. Corte , as batatas, 600g de cebola miúda, 700g de cenouras, os cogumelos e coloque na panela para cozinhar junto com a galinha. Deixe no fogo por 40 minutos.

Quando as batatas, as cenouras e o bacon estiverem macios, retire e reserve. Continue cozinhando a galinha por mais 40 minutos.

Montagem:

Coloque a galinha em uma travessa. Acrescente as batatas, as cenouras, o bacon e as cebolas e despeje o caldo que sobrou do cozimento.

Rendimento: 6 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO