Receitas - Prato Principal

Receita de charuto de folha de uva do Arábia Café

Os charutinhos são uniformemente enrolados e recheados com arroz e carne moída

- Atualizado em

CHEF: Leila Kuczynski

Ingredientes

Charutinhos

500g de folhas de uva, pequenas e tenras (pode-se usar frescas ou em conserva)

500g de músculo, costela ou rabada em pedaços médios

1 colher (sopa) de manteiga

1 dente de alho socado com um pouco de sal

Alguns dentes de alho inteiros e com casca (10 a 12)

2 colheres (sopa) de essência de romã

Sal

Recheio - misture tudo

500g de carne bovina (capa de filé) moída

1 e 1/2 xícara (250g) de arroz lavado e escorrido

3/4 de xícara de salsa picada

1/2 colher (café) de pimenta síria

1 dente de alho socado com um pouco de sal

1 colher (sopa) de óleo

Sal

Modo de preparo

Em uma panela, refogue os pedaços de carne no óleo, com o alho, até dourar. Reserve na própria panela. Lave as folhas de uva e mergulhá-las em uma panela com água fervente para amolecerem. Quando a folha de uva for mais fibrosa, é necessário um tempo maior para seu cozimento. Se forem folhas de uva em conserva, lave várias vezes, até retirar o sal. Retire as folhas da panela e escorra. Se forem grandes, corte-as ao meio, ao longo da nervura central. Retire esta nervura e despreze.

Abra as folhas de uva, deixando a parte mais opaca para cima. Coloque o recheio, no centro, uma colher (chá) mais ou menos, dobre as laterais, e enrole em formato de charutinhos, pequenos e delicados. É importante ficar uma folga, pois o arroz vai inchar durante o cozimento.

Retire a carne da panela onde foi dourada. Nela mesma, disponha os charutos em camadas, de forma radial, deixando um pedaço na parte central para colocar os pedaços de carne. Coloque alguns dentes de alho com casca sobre a última camada e cubra com um prato de louça, para que os charutos não bóiem. Encha com água, coloque o sal e a essência de romã.

Cozinhe em fogo brando por, aproximadamente, uma hora e meia. Se necessário, acrescente uma ou duas xícaras de água durante o cozimento. Quando já estiverem cozidos, adicione a manteiga e o suco de limão, e desligue. Sirva quente, acompanhado de coalhada fresca ou coalhada seca ou ainda, coalhada com pepino.

Rendimento: 6 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO