Receitas - Prato principal

Receita de bouillabaisse do Chef Rouge

A bouillabaisse é uma sopa típica da região sul da França feita com uma mistura de peixes e frutos do mar, ora bouille (ferve), ora baisse (baixa) no fogo

Por: Marcela Besson - Atualizado em

Ingredientes

4 colheres (sopa) de azeite

50g de cebola cortada em cubinhos

50g de alho amassado

50g de pimentão vermelho

50g de pimentão amarelo

50g de erva-doce

50g de cebola cortada em finas fatias

150g de tomate sem pele e sem semente

100ml de vinho branco seco

1 colher (chá) de açafrão diluído em água morna (pode ser substituído por cúrcuma)

200ml de caldo de peixe

200g de robalo (duas postas)

150g de vermelho com espinha (ou trilha)

150g de polvo pré-cozido

100g de lula

80g de vôngole

2 camarões médios

2 vieiras

6 mexilhões

100g de batata

Salsinha picada a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira grossa e funda, aqueça o azeite e frite primeiro a cebola em fogo alto. Na sequência, coloque o alho. Depois de dourados, junte os dois tipos de pimentões e a erva-doce. Adicione a cebola cortada em fatias e também o tomate sem pele e sem semente. Coloque o vinho branco e espere até que todo álcool evapore.

Tempere com o açafrão e junte o caldo de peixe. Quando tudo estiver aquecido, abaixe o fogo e cozinhe primeiro o robalo e o vermelho com espinhas.Tampe a panela para criar vapor e não secar o caldo. Depois de 2 minutos, vire os peixes e acrescente o polvo pré-cozido.

Adicione aos poucos os frutos do mar: primeiro os camarões, depois as vieiras e os mexilhões. Cozinhe mantendo sempre em fogo baixo. Por último, junte as batatas. Quando estiverem cozidas al dente, desligue o fogo e finalize com salsinha picada. Sirva bem quente e, de preferência, acompanhada de torradas e patê de alho.

Sobre o Chef Rouge

A unidade dos Jardins é uma charmosa casinha de fachada vermelha, enquanto a bonita loja do shopping está instalada no piso gourmet.

Fonte: VEJA SÃO PAULO