Receitas - prato principal

Receita de atum com gergelim do Ráscal

O prato é um sucesso no bufê da rede de restaurantes Ráscal. Com seu interior quase cru, o atum grelhado em crosta de gergelim recebe a companhia de dois molhos

Por: Marcela Besson - Atualizado em

Ingredientes

Atum

1 peça inteira de atum fresco (500g)

3 colheres (sopa) de pimenta branca

5 colheres (chá) de coentro

5 colheres (sopa) de gergelim branco

5 colheres (sopa) de gergelim preto

Azeite extra-virgem a gosto

Sal a gosto

Molho picante

60ml de água

60ml de molho de soja

1 1/2 xícara (chá) de cebolinha

2 colheres (sopa) de gengibre ralado

1 colher (sopa) de pimenta-do-reino

2 colheres (sopa) de açúcar

1/2 colher (chá) de pimenta vermelha

2 colheres (sopa) de alho picado

Molho agridoce

1 xícara (chá) de vinagre balsâmico

1/2 xícara (chá) de saquê

10 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Atum

Em um recipiente, misture a pimenta branca em grãos com o coentro e os gergelins branco e preto. Reserve.

Tempere a peça inteira de atum salpicando um pouco de sal. Em seguida, envolva o peixe na mistura de gergelim. A peça deve ficar empanada por completo.

Em uma frigideira grande, aquecida e andiaderente, jogue um fio de azeite. Leve o atum para grelhar. O segredo está justamente nessa etapa. A peça de atum deve ficar no fogo alto por cerca de um minuto de cada lado. Se ultrapassar esse tempo, o gergelim vai queimar e ficar com gosto de tostado. Além disso, a proposta é deixar o atum cozido na sua camada externa e cru por dentro.

Molho picante

Em uma panela, adicione o saquê, a água e o molho de soja. Em seguida, coloque o gengibre ralado, a pimenta vermelha picada, o açúcar, a pimenta branca moída, o alho e a cebolinha. Deixe em fogo médio durante um minuto até levantar fervura.

Molho agridoce

Em uma panela, misture o vinagre balsâmico com o saquê e o açúcar. Leve ao fogo médio e espere reduzir até a metade. No final, o resultado é um molho parecido com caramelo.

Montagem

Em um prato grande, disponha a peça grelhada de atum e corte-a em fatias de um centímetro de espessura. Ao lado, e em vasilhas menores, coloque as duas opções de molho.

Dificuldade: baixa

Rendimento: 2 porções

Tempo: 30 minutos

Sobre o Ráscal

Com ambiente agradável, bom para ir com a família, a rede de restaurantes Ráscal possui cinco endereços na cidade. Em todos eles a grande virtude é apresentar no bufê pratos colocados e repostos na hora de o cliente consumir. Não por acaso, o Ráscal abocanhou o prêmio de melhor cozinha rápida em 2007, segundo o guia Comer e Beber - O Melhor da Cidade, de Vejinha. Oferece ainda trinta variedades de pizza e uma boa carta de vinhos. Aos finais de semana, costuma ter filas, mas vale a pena esperar por uma mesa!

Onde comprar

Mercado Municipal

Cartão-postal da cidade, possui mais de dez peixarias e empórios sortidos para escolher.

Rua da Cantareira, 306, centro, 3228-0673

Pão de Açúcar

A rede de supermercados vende o atum em postas ou o peixe inteiro.

Sabores que vêm do mar

Confira dicas para reconhecer e comprar os produtos certos:

:: Peixes

Os frescos têm os olhos brilhantes ea íris branca ou amarelada. Se estiverem esbugalhados e opacos, cuidado: pode ser sinal de deterioração. O corpo deve estar firme. O ventre, nem murcho nem inchado. As escamas precisam estar brilhantes e as guelras, apresentar uma coloração vermelha ou rosada. O cheiro de maresia revela o frescor.

:: Crustáceos e moluscos

Os melhores crustáceos são os mais pesados. Para saber se tem bastante carne dentro de uma concha, por exemplo, sacuda-a. Se houver líquido dentro, é porque não há muita carne. Para os moluscos, escolha as peças que estiverem inteiras e com coloração homogênea. Antes de prepará-los, enxágüe e escove as conchas em água corrente.

Saiba mais:

:: atum: de cor rosa, um pouco avermelhada, a carne desse peixe é gorda e rica em vitaminas. Pode atingir até 5 m de comprimento e pesar 800 kg. Perfeito para ser assado, grelhado, gratinado ou ensopado.

:: lagosta: crustáceo de carne firme, pode ser grelhado, gratinado, ensopado ou cozido.

:: lagostim: espécie de lagosta menor e sem longas antenas. Fica ótimo grelhado, gratinado, ensopado ou cozido.

:: camarão: rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e muito colesterol. Pode ser de água doce ou salgada. Se for comprado fresco, pode ser frito, gratinado ou grelhado. Também entra no preparo de cremes, recheios e suflês.

:: robalo: pescado de carne branca, magra e delicada. Por ser consistente, pode ser cozido, grelhado ou assado.

:: linguado: tem carne branca, magra, firme e suave. Finos filés são tirados do corpo achatado.

:: lula: o molusco guarda em sua bolsa uma tinta preta de sabor intenso também usada na culinária. As lulas mais claras são as melhores. Bom para caldeiradas, vinagretes, fritura ou em risotos.

:: mexilhões: molusco bom para molhos, vinagretes, fritadas, caldos e saladas.

:: polvo: molusco de carne saborosa, porém dura, que exige cozimento prolongado. Pede uma limpeza prévia para livrá-lo da areia acumulada. Em geral, os polvos mais novos têm cor mais clara. Bom para refogados, ensopados e caldeiradas.

Fonte: VEJA SÃO PAULO