Vídeo

Aprenda a fazer o verdadeiro bolo de churros

A paulistana Manoela Andrade ensina o passo a passo da delícia, com massa de canela, muito doce de leite e tubinhos fritos

Por: Vídeo Veja São Paulo - Atualizado em

 

A paulistana Manoela Andrade, da Manô Andrade Doces (tel.: 3586-9872), ensina a preparar o verdadeiro bolo de churros, com massa de canela, muito doce de leite e tubinhos fritos em volta.

A receita é inspirada na guloseima criada pelo confeiteiro Bruno Veloso, de Brasília, que bombou nas redes sociais ao postar uma foto da delícia.

+ MAIS VÍDEOS

+ Leia mais sobre a modinha do bolo de churros

Ingredientes

Bolo

225 gramas de farinha de trigo

16 gramas de fermento em pó

Canela em pó a gosto

180 gramas de manteiga

200 gramas de açúcar refinado

2 ovos

80 mililitros de leite integral

2 potes de doce de leite (para usar a gosto)

Churros

250 gramas de leite

250 gramas de água

5 gramas de açúcar

5 gramas de sal

200 gramas de manteiga

280 gramas de farinha

1 ovo

Montagem

500 gramas de açúcar refinado

175 mililitros de água

Óleo para fritar

Bolo de churros - Mano Andrade Doces
O legítimo bolo de churros: com tubinhos de massa frita (Foto: Adriano Conter)

Modo de preparar

Bolo

Junte os ingredientes secos (farinha de trigo, fermento em pó e canela) em uma vasilha. Reserve. Na batedeira, misture a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo. Separe a gema da clara de ovo. Adicione as gemas à massa e bata um pouco mais. Acrescente o leite aos poucos, intercalando com os itens secos. Bata as claras em neve até formar picos. Incorpore a espuma obtida delicadamente à receita. Unte a fôrma e leve ao forno pré-aquecido para assar durante cerca de 50 minutos ou até que esteja fofo e dourado. Deixe esfriar.

Churros

Em uma panela, junte o leite, a água, o açúcar, o sal e a manteiga. Deixe ferver. Acrescente a farinha e mexa bem para não empelotar. Quando a massa estiver desgrudando do fundo da panela, adicione o ovo. Disponha a massa em uma tigela e deixe esfriar. Reserve. Use um saco de confeiteiro para fazer os churros. Aqueça bem o óleo e frite os tubinhos até que estejam dourados. Polvilhe um dos lados com açúcar e canela.

Montagem

Misture a água e o açúcar em uma panela e deixe ferver por 3 minutos. Corte a parte arredondada do bolo (ela não será usada na receita). Divida o restante da massa em três partes. Forre a assadeira com plástico filme e disponha uma camada de massa. Umedeça com a calda de água e açúcar e, então, adicione doce de leite. Repita o processo até obter três partes de massa e duas de recheio. Deixe o bolo na geladeira por 24 horas. Desenforme. Com o saco de confeiteiro, faça pingos de doce de leite na superfície do bolo. Nas laterais, espalhe a guloseima com uma espátula. Disponha os churros ao redor do bolo, "colando" a parte sem açúcar e canela ao doce de leite. Amarre tudo com uma fita para dar mais sustentação.

Fonte: VEJA SÃO PAULO