Receitas - Prato principal

Raviólis de beterraba, ricota, maçã e nozes ao azeite do Maní

Trata-se de fatias finíssimas de beterraba escaldadas que recebem recheio de ricota, maçã e nozes. Servidas individualmente, são finalizados com toque de manjericão

- Atualizado em

CHEF: Helena Rizzo

Ingredientes

Para o raviólis

2 beterrabas médias

1 maçã gala

30g de nozes pecan

10g de folhas de manjericão

100g de ricota de búfala

20ml de azeite de oliva

Sal

1 pitada de pimenta-do-reino branca

Para o azeite de manjericão

200g de folhas de manjericão

250ml de azeite de oliva

Modo de preparo

Descasque as beterrabas e corte fatias finíssimas com um cortador de fiambres ou mandolina. Escalde em água fervente com um pouco de sal e esfrie imediatamente em água e gelo. Escorra em papel toalha e reserve. Descasque a maçã e corte em cubinhos de três milímetros. Pique as nozes e o manjericão. Misture tudo com a ricota e tempere com o azeite de oliva, o sal e a pimenta. Sobre papel manteiga disponha duas fatias de beterraba sobrepostas. Coloque uma colher de chá do recheio e feche como um envelope com a ajuda de uma espátula. Reserve. Escalde as folhas de manjericão em água fervente e esfrie-as rapidamente em água e gelo. Esprema bem as folhas para que saia toda a água e bata no liquidificador com o azeite de oliva. Coe num coador bem fino e reserve.

Finalização

Coloque os raviólis sobre colheres de cerâmica individuais. Cubra com algumas gotas do azeite de manjericão e finalize com um dadinho de maçã e um broto de beterraba sobre cada ravióli.

Rendimento: 4 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO