Religião

Espírito de Raul Seixas revolta fãs do roqueiro

Admiradores do cantor criticam o lançamento de uma biografia psicografada do "Maluco Beleza" 

Por: Ana Carolina Soares - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Faz 25 anos que Raul Seixas foi encontrado morto em sua cama, em São Paulo, vítima de complicações de uma pancreatite aguda. Mas tem sido visto com frequência em um centro espírita de Lorena, cidade a 218 quilômetros de São Paulo, segundo o médium Rogério H. Leite. Ele acaba de lançar Metamorfose da Alma, espécie de autobiografia psicografada pelo "maluco beleza".  Em um determinado trecho da obra de 128 páginas, o “espírito Raul” divaga sobre vida e morte em uma entrevista, mas sem entrar em polêmicas nem citar amigos, como o escritor Paulo Coelho, parceiro da época de seus maiores sucessos.

+ Raul Seixas: curiosidades e fotos históricas de sua trajetória

No capítulo Mensagens do Raul, o texto cita vários personagens e histórias de canções famosas do roqueiro: "Não trago comigo o ouro de tolo que somente pertence ao diabo da indiferença. Nem as riquezas de Ali Babá que sujam as mãos do homem honesto. Não uso mais colírio e dispensei meus óculos escuros porque a morte devolveu-me a luz do discernimento que há muito meus olhos solicitavam”. Há também novas composições, como Tenta Outra Vez, uma nova versão do hit Tente Outra Vez. “Entrega-te então ao vício de algum entorpecente capaz de te oferecer um bem estar passageiro e uma paz mentirosa (...) Saibas que de uma forma ou de outra, acertando, errando, te corrigindo, tudo conspira para tua própria evolução/ Vai, tenta outra vez!”

+ Os caça-fantasmas de São Paulo

Pessoas próximas e familiares do cantor criticam fortemente a obra.  “Respeito todas as crenças, mas não vejo a real personalidade de Raul nessa psicografia. Tudo isso parece um golpe de marketing, gente que quer aparecer em cima de uma das maiores personalidades brasileiras”, diz Sylvio Passos, amigo de cantor e presidente do Raul Seixas Oficial Fã-Clube. A associação tem 34 anos e reúne mais de 200 000 admiradores no mundo todo. A DJ Vivi Seixas, uma das três filhas do artista, já passou por uma crise de choro após receber um DVD com uma suposta mensagem de seu pai mandada do além. Ao ver o conteúdo, no entanto,  constatiou que tudo não passava de uma farsa grosseira. Vivi não quis comentar o lançamento da nova biografia. “Ela não leu esse livro, mas fica abalada sempre que surge uma obra como essa”, conta um amigo.

+ Renato Prieto, o astro do teatro espírita: “minha escolha filosófica não vale como desculpa para falta de competência”

Quando encarna Raulzito nos eventos, o médium Leite começa a falar arrastado, coloca óculos escuros e até canta os maiores sucessos do cantor. “Ele foge um pouco do tom e ‘pula’ algumas frases musicais, mas dizem que Raul também fazia assim”, diz Fabio Dionisi, dono da editora que leva seu sobrenome. A autobiografia psicografada foi lançada em fevereiro com uma tiragem de 2 000 exemplares e vendeu até o momento aproximadamente 500 livros. Dionisi recebeu e-mails de fãs questionando a obra. “Mas o espírito, quando se eleva é assim mesmo: evolui e modifica sua personalidade”, defende.

+ Confira as principais notícias da cidade

Fonte: VEJA SÃO PAULO