Economia

Quinta da Economia oferece frutas, legumes e verduras por até 2,99

É possível encontrar vinte tipos de produtos com preços mais baixos em dezenove mercados municipais e sacolões da cidade a partir desta quinta (16)

Por: Jennifer Detlinger - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A Prefeitura de São Paulo deu início nesta quinta (16) ao programa chamado de Quinta da Economia. Até o mês de dezembro, dezenove mercados e sacolões da cidade colocarão à venda toda quinta-feira uma relação com vinte produtos (sete frutas e treze tipos de verduras e legumes) que custarão 2,99 reais o quilo ou a unidade (no caso de verduras, por exemplo). A iniciativa partiu da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) com o propósito de oferecer alimentos com preços em média abaixo dos que são praticados no mercado.

Os permissionários de cada mercadão vão selecionar vinte produtos de uma relação com 58 itens para o comércio. A lista completa pode ser acessada neste link. A escolha fica a critério dos comerciantes e pode variar a cada semana, dependendo da escassez e oscilação de valores dos itens. 

A Quinta da Economia já acontece nos seguintes mercados e sacolões municipais: Avanhandava, Bela Vista, Brigadeiro, Butantã, Cidade Jaraguá, Cidade Tiradentes, Cohab Adventista, Estrada do Sabão, Jaguaré, João Moura, Lapa, Piraporinha, São Miguel Paulista, Santo Amaro,  Pinheiros, Sapopemba e Teotônio Vilela.

A reportagem de VEJA SÃO PAULO esteve no Mercado de Pinheiros para conferir quais produtos estavam à venda por um valor que vale a pena. Entre as frutas, foram encontradas opções como mexerica ponkan e mamão papaia por 2,99 reais o quilo. Abóbora-cabotiá (quilo) e alho-poró (unidade) estavam à venda pelo mesmo valor na seção de legumes e verduras.

Confira abaixo a relação de produtos à venda por 2,99 reais no Mercado de Pinheiros nesta quinta (16):

FRUTAS (quilo)

Abacate

Banana nanica

Laranja-pera

Limão-taiti

Mamão papaia

Mexerica morgot

Mexerica ponkan

 

LEGUMES E VERDURAS

Abóbora-cabotiá (quilo)

Agrião hidropônico (unidade)

Alface crespa (unidade)

Alface lisa (unidade)

Alho-poró (unidade)

Beterraba (quilo)

Cenoura (quilo)

Couve-manteiga (unidade)

Escarola (unidade)

Mandioca (quilo)

Milho verde (quilo)

Repolho verde (quilo)

Rúcula hidropônica (unidade)

Para efeito de comparação, pesquisamos alguns dos itens no supermercado Futurama (Rua dos Pinheiros, 1518), localizado a menos de 500 metros do Mercado de Pinheiros e que costuma ter bons preços na seção de frutas e legumes. Em alguns casos, encontramos produtos ligeiramente mais baratos. Por exemplo: a laranja pera (2,49 reais o quilo), a cenoura (2,79 reais o quilo) e a escarola (2,19 reais). A maior discrepância de cifras foi encontrada no mamão papaia, à venda ali por 6,98 reais o quilo.

Fonte: VEJA SÃO PAULO