televisão

Com ares de Castelo Rá-Tim-Bum, nova série da TV Cultura estreia

Que Monstro Te Mordeu?  tem direção de Cao Hamburger e trata de sentimentos como medo e inveja

Por: Fernando Masini - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A nova série infantil da TV Cultura, Que Monstro Te Mordeu?, estreia nesta segunda (10) com a expectativa (e o peso) de repetir o sucesso de Castelo Rá-Tim-Bum, programa criado há vinte anos que ainda povoa o imaginário de quem era criança nos anos 90. O diretor Cao Hamburger está novamente à frente do projeto. E ele não nega as influências: “No DNA da série tem alguma coisa do Castelo Rá-Tim-Bum”.

+ O que andam fazendo os participantes do MasterChef

A ideia surgiu em 2001 quando Hamburger foi para Londres participar da produção do desenho Teletubbies, uma produção da BBC voltada para bebês. Os personagens fofinhos e coloridos que saltitam numa grama artificial o fizeram pensar no contrário: como seria fazer uma história com criaturas horripilantes, mais irônicas?

Após dois anos e meio de produção, 110 dias de gravação num estúdio da Vila Leopoldina, na Zona Oeste, e 14 milhões de reais bancados pelo Sesi-SP, a série saiu do papel. Aliás, é como literalmente cada episódio tem início: uma criança desenha numa folha uma criatura, que ganha vida e vai morar no Monstruoso Mundo dos Monstros. Bonecos manipulados por atores e técnicas de animação em 3D são usados para representar os personagens.

Que Monstro Te Mordeu?
O hiperativo Dedé (Foto: Divulgação)

A única atriz cujo rosto é visível ao espectador é a protagonista Lali, interpretada por Daphne Bozaski. Ela chega ao mundo dos monstros como se fosse uma intrusa, é recebida com relutância por habitantes como Luísa, uma poltrona rosa de jeito tímido e doce, e o sagaz Gorgo, uma lata de lixo que engole todo tipo de coisa.

Cada monstrengo que nasce da imaginação das crianças representa um sentimento, um comportamento ou uma relação social que norteia o episódio. “Foi muito difícil ir a fundo nos sentimentos. Acho que os adultos não mergulham tanto nas emoções quanto as crianças”, disse Daphne sobre a sua personagem.

+ Cinco exposições imperdíveis em cartaz na cidade

A temporada de estreia, que será exibida na TV Cultura e na TV Rá Tim Bum!, é composta de cinquenta episódios de cerca de trinta minutos cada um. Além deles, pílulas de um a três minutos serão veiculadas na internet. O conteúdo, afirma Hamburger, varia de receitas de doces para crianças a paródias de programas de fofoca.

Assim como Castelo Rá-Tim-Bum, a série é destinada a crianças de 5 a 9 anos. Apesar de contar com assessoria pedagógica e fazer uso de mensagens educativas, a produção não deixa a história cheia de lições de moral. “Programa educativo pode ser muito chato. Combinar o entretenimento com o educativo não é tarefa fácil”, diz Hamburger, acostumado a trabalhar sob a perspectiva infantil. “Acho um ponto de vista mais livre de sensações, que tenta entender o mundo de forma mais surpreendente, mais livre.”

O fato de Que Monstro Te Mordeu? ir ao ar depois de Castelo Rá-Tim-Bum completar vinte anos e de uma exposição dedicada à série dos anos 90 atrair filas de dobrar a esquina no MIS é, segundo o diretor, uma feliz coincidência.

Que Monstro Te Mordeu?

QUANDO: estreia nesta segunda (10), às 19h30, na TV Cultura

EXIBIÇÃO: segunda a sexta, 11h30 e 19h30 (TV Cultura) e 13h30 e 20h30 (TV Rá Tim Bum!)

CLASSIFICAÇÃO: recomendado para crianças de 5 a 9 anos

Fonte: VEJA SÃO PAULO