Bares

Festival elege a melhor comida de pub em São Paulo

Primeira edição do Pub Food Festival tem dez representantes do gênero, que terão pratos e petiscos submetidos ao voto do público e de um júri especializado

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Potato Skins com Molho de Pimenta Doce e Molho Azedo (Tadeu Brunelli)
No cardápio do The Queen's Head: cascas de batata temperadas (Foto: Tadeu Brunelli)

Na segunda-feira (1º), começa a primeira edição do concurso que irá eleger a melhor comida de pub de São Paulo. Durante o evento, dez representantes do gênero terão três pratos ou petiscos do seu cardápio submetidos ao voto do público e de um júri especializado, composto por André Clemente (jornalista), Beto Lee (músico) e Paulo Yoller (chef de cozinha).

+ São Paulo ganha novos pubs

Os vencedores serão anunciados no dia 21 de outubro, a partir das 12h, numa grande festa sediada no Rhino Pub, com apresentação da banda Remake. Veja abaixo os endereços que participam da competição e saiba o que cada local irá servir durante o período.

All Black

Irish Boxty_AllBlack_ alta
Panqueca recheada de shimeji, alho-poró e mussarela búfala: pedida do All Black (Foto: Divulgação)

Decorado com placas, mapas e outros objetos que fazem alusão à Irlanda, o pub é ponto de encontro de gente em busca de azaração. Elevam a temperatura do ambiente, quase sempre muvucado, shows de rock e pop rock. O combustível da noite sai das chopeiras, que servem a marca irlandesa Guinness, as inglesas Old Speckled Hen e London Pride e a alemã de trigo Erdinger. Quem preferir as cervejas pode pedir a jamaicana Red Stripe ou a belga de trigo Hoogarden. Para petiscar, prove a porção de anéis de lula à dorée.

Cardápio do Pub Food Festival

Irish pasties: pastéis assados e recheados com carne e legumes.

Spicy wings: asinhas de frango picantes.

Irish boxty: panqueca recheada de shimeji, alho-poró e mussarela búfala servida com coleslaw e molho de tomate.

Charles Edward

Camembert Empanado_Charles Edward
Camembert empanado do Charles Edward: servido com geleia de framboesa (Foto: Divulgação)

Clima de pub e hits disparados por bandas de pop rock formam a atmosfera do lugar, um longevo centro de azaração para quem já passou dos 40. Vá com paciência: praticamente toda noite há fila na porta e, não raro, o ambiente fica intransitável. Embalam a troca de olhares cerca de quarenta rótulos de uísque, a exemplo do Chivas 12 anos. Um dos tira-gostos é o queijo brie empanado inteiro, com o interior derretido.

Cardápio do Pub Food Festival

Bolinho de carne

Canapé de steak tartar: montado no pão preto.

Camembert empanado: servido com geleia de framboesa, molho pesto e pão.

Deep Bar 611

Canapé de RoastBeef_DeepBar
Canapé de rosbife: servido no Deep Bar 611 (Foto: Divlugação)

Pode ser considerado um achado na Barra Funda, carente de lugares legais para beber e petiscar. Apertado e de luz baixa, o ambiente lembra um pub. No cardápio de bebidas, sobressaem as cervejas — são quase noventa rótulos de dezessete países. Boas escolhas recaem sobre a inglesa Strong Suffolk Vintage Ale e as ótimas belgas Kwak e Corsendonk Pater Dubbel. A seleção nacional inclui a Dama India Pale Ale, de Piracicaba (SP), e a mineira Backer 3 Lobos Pele Vermelha. Fique esperto: só há um caixa para fechar o cartão de consumo.

Cardápio do Pub Food Festival

Alheira: linguiça portuguesa de pão e alho frita, acompanhada de pão preto e geleia de pimenta.

Canapé de rosbife: pão preto, cream cheese , rosbife caseiro, maionese, pepino em conserva e mostarda clara e escura.

Tulipa recheada: asa de frango recheada com linguiça, picles, queijo de coalho e molho tártaro.

Dublin

Croqueta de cordeiro com pesto de hortelã_Dublin
No Dublin: croqueta de cordeiro com pesto de hortelã (Foto: Divulgação)

Um inusitado palco instalado atrás do balcão do bar é uma peculiaridade deste pub, na ativa há dez anos. Bandas que tocam sucessos do rock apresentam-se ali de terça a sábado e atraem um público acima dos 30 anos. A carta de bebidas valoriza mais os uísques, com 32 rótulos, entre eles o inglês Old Parr e o single malt escocês Laphroaig, do que as cervejas. Das chopeiras saem o escuro irlandês Guinness e o pilsen alemão Warsteiner. Entre os pratos, a dica é a quesadilla, panqueca ao estilo tex-mex recheada de queijo cheddar e pedacinhos de bacon.

Cardápio do Pub Food Festival

Croqueta: de cordeiro com pesto de hortelã.

Fish and chips: costela de tambaqui ao molho agridoce de Guinness agridoce e batata com páprica.

Quiches: alho-poró com queijo, cebola e bacon e ricota com tomate seco e rúcula.

Finnegan’s

Intitula-se “o pai de todos os pubs” por ser o mais antigo do gênero na cidade. O jeito largadão e o ambiente escuro continuam a atrair gente de todo o tipo. Na hora de beber, a clientela não abre mão do chope irlandês Guinness. De quinta a sábado, rola música ao vivo (rock, jazz e blues). Eventos típicos da Irlanda e dos Estados Unidos, como o Bloomsday (homenagem ao escritor James Joyce) e o Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) costumam ser comemorados com programação especial.

Cardápio do Pub Food Festival

Rabada na Guinness com agrião: servida com batata corada ou arroz.

Marisco do pescador irlandês: mexilhão preparado no alho, vinho branco e creme de leite, acompanhado de torrada ao alho e azeite.

Heaven ribs: costelinha de porco assada na cerveja e servida sobre legumes regados ao molho de cerveja escura com cebola caramelada, tomilho e agrião. Vem acompanhado de batata.

Kia Ora

Mouse Traps1
No Kia Ora: torradas cobertas com vegemite (extrato de levedura cremoso) (Foto: Divulgação)

Sucesso no Itaim há oito anos, a casa ganhou em maio uma filial na Barra Funda. Em ambos os endereços, a decoração traz referências à Austrália e à Nova Zelândia e bandas que tocam hits de pop rock de várias épocas embalam a paquera do público, na faixa dos 25 aos 35 anos. Entre as opções de chope aparecem o alemão de trigo Erdinger e o escuro irlandês Guinness. Salgadinhas na medida para escoltar as bebidas, as potato skins são tiras de casca de batata assadas e depois fritas, temperadas com lemon pepper. Vêm na companhia de sour cream e molho de pimenta suave.

Cardápio do Pub Food Festival

Chicken fingers: tiras de frango empanadas, levemente picantes, servidas com molho sweet chilli e sour cream.

Mouse traps: torradas cobertas com vegemite (extrato de levedura cremoso, com gosto de cerveja) e queijo derretido.

Shepherd’s pie: torta inglesa de carne moída gratinada com purê de batata e servida com salada verde.

The Queen’s Head

Criado pelos donos do All Black e do Kia Ora, o pub ocupa as instalações do extinto Drake’s, no prédio do Centro Brasileiro Britânico. Além da iluminação baixa, há sofás de couro vermelho e um palco decorado com uma grande bandeira do Reino Unido, onde rolam shows de pop e rock de quinta a sábado. Das torneiras saem chopes como o inglês London Pride e o irlandês Guinness (mesmo preço). A variedade de cervejas em garrafa mostra-se ainda mais interessante. Prove a levemente adocicada Fuller’s Honey Dew, da Inglaterra.

Cardápio do Pub Food Festival

Bolinhas de queijo: com patê de gorgonzola.

Potato skins: cascas de batata temperadas e servidas com molho de pimenta com limão e sour cream.

Fish and chips: peixe empanado com batata

Republic Pub

Cardápio do Pub Food Festival

River thames pic burger: hambúrguer de 200 gramas de picanha, queijo, alface, tomate, maionese e cebola grelhada ao shoyu.

Oasis: coxinhas da asa de frango empanadas e recheadas com peito de peru, bacon e queijo de coalho. Vêm acompanhadas de molho levemente picante.

Led Zeppelin: filé-mignon à milanesa (aperitivo), recheado com provolone e coberto com queijo prato)

Rhino Pub

Greenwich Mini Steak_Rhino Pub
Medalhão de filé-mignon ao poivre com batata doce: no Rhino Pub (Foto: Divulgação)

Bandeiras de times ingleses e uma cabeça de rinoceronte marcam a decoração do pub, que possui um cardápio com cinquenta rótulos de cerveja. Entre eles, as fortes inglesas Strong Suffolk Vintage Ale e Fuller’s London Pride e a tcheca 1975. Diariamente, bandas de rock animam o pedaço. Entre as sugestões da cozinha estão o polencheesy, tubinhos de polenta recheados de catupiry e cogumelos shiitake e shimeji, e o london burger, que chega coberto por queijo emmental, relish de pepino e cebola grelhada.

Cardápio do Pub Food Festival

English fish and chips: peixe branco empanado com farinha panko e servido com batata frita e maionese de gengibre.

Greenwich mini steak: medalhão de filé-mignon ao poivre sobre rodelas de batata doce.

Shrimp croquete: camarão empanado e servido com molho apimentado.

The Ale House

AleHouse_Vlaams Stoofvlees _ElvisFernandes
Vlaams Stoofvlees: músculo cozido na cerveja escura do The Ale House (Foto: Divulgação)

Inaugurada em junho de 2012 pelo belga Xavier Depuydt, um dos pioneiros na importação de cervejas no Brasil, a casa com estilo de pub destaca-se pela oferta de chopes trazidos da Bélgica. A seleção inclui o suave witbier (de trigo) Vedett, de paladar frutado, e a linha da Maredsous, da qual faz parte o encorpado Bruin 8. Quem prefere as engarrafadas encontra um arsenal etílico de 480 rótulos, entre eles o da boa argentina Antares Barley Wine. As cervejas entram até na preparação das sugestões do cardápio, elaborado pelo chef consultor australiano Greigor Caisley. Prove o vlaams stoofvlees, saboroso cozido de carne bovina feito com a versão ale (de alta fermentação). Antes de ir embora, confira a lojinha, nos fundos, repleta de bebidas e copos para levar para casa.

Cardápio do Pub Food Festival

Vlaams Stoofvlees: músculo cozido na cerveja escura.

Croquete: de queijo com cerveja.

Coxa de frango: com molho de cerveja.

Fonte: VEJA SÃO PAULO