Manifestações

Protestos contra Dilma são notícia na imprensa internacional

Veículos como Le Figaro e Financial Times destacam a instatisfação da população brasileira nas manifestações

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

As manifestações deste domingo (15) contra a presidente Dilma Rousseff e a corrupção na Petrobras, que tomaram dezenas de cidades brasileiras, são notícias na imprensa internacional.

+ Confira a manifestação em São Paulo ao vivo

guardian impeachment  protesto dilma
(Foto: Reprodução / The Guardian)

O britânico The Guardian diz que as manifestações reuniram centenas de milhares de pessoas "predominantemente brancas e de classe média" para pedir o impeachment de Dilma e a intervenção militar.

NY Times
Destaque no New York Times: protesto da elite contra a presidente (Foto: Reprodução)

O americano The New York Times entrevistou manifestantes que pediam que a "marinha e o exército salvassem o país do comunismo." O jornal destacou em sua reportagem o momento crítico vivido pelo governo da presidente Dilma Rousseff por causa dos escândalos na Petrobras, dos ajustes fiscais promovidos pela equipe econômica e por causa do aumento de preços. 

le figaro dilma rousseff
(Foto: Le Figaro / Reprodução)

O francês Le Figaro destacou o descontentamento da população em relação à crise econômica e o multibilionário esquema de corrupção envolvendo a Petrobras. O jornal ainda citou os números oficiais da Polícia Militar divulgados mais cedo: 20 000 pessoas foram às ruas em Brasília, 15 000 no Rio de Janeiro e 4 000 pessoas em Salvador, na Bahia. No artigo, também são mostrados os grupos que pedem intervenção militar e os gritos de ordem "Fora Dilma! E leve o PT com você."

daily mail dilma rousseff
(Foto: Daily Mail / Reprodução)

Já o britânico Daily Mail traz as informações do Associated Press sobre a manifestação no Rio de Janeiro. Segundo ele, foram 10 000 pessoas que protestaram contra a corrupção e mencionaram o pedido de alguns grupos pela intervenção militar. O americano Washington Post traz as mesmas informações.

finacial time dilma rousseff
(Foto: Financial Times / Reprodução)

No britânico Finalcial Times, a matéria destaca a insatisfação dos brasileiros em relação ao esquema de corrupção na Petrobras e comenta sobre o público: ativistas, famílias e pessoas idosas, todas vestindo as cores verde e amarela e balançando bandeiras do Brasil.

As manifestações também estão entre os trending topics internacionais do Twitter. As hashtags "#menosodiomaisdemocracia" e "Tchau Dilma" são as mais comentadas

Fonte: VEJA SÃO PAULO