Memória

Sabará inaugura novo prédio na Rua Mato Grosso

Mais de 50 anos depois da criação da primeiro unidade do pronto-socorro, novo espaço oferecerá atendimento em dezenove especialidades

Por: Mauricio Xavier

Sabará - O endereço original, numa foto dos anos 60 o serviço começou com doze quartos
O endereço original, numa foto dos anos 60 o serviço começou com doze quartos (Foto: Divulgação)

Um casarão em Higienópolis se transformou, em 1962, no endereço do Pronto-Socorro Infantil Sabará. Serviço pioneiro do gênero na cidade, o local contava com doze quartos, uma enfermaria e três consultórios.

+ Cidade das Crianças lotava no feriado de 12 de outubro

Dez anos depois, o hospital se mudou para a Rua Dona Antônia de Queirós, no mesmo bairro. Ao longo das últimas décadas, acabou responsável por várias novidades, entre elas a criação, na década de 70, de uma UTI exclusiva para crianças.

+ De Carmem Miranda a Fidel Castro: hotéis que receberam famosos

Em 2005, o pediatra José Luiz Setúbal assumiu o controle do negócio. Atualmente, em um prédio de dezessete andares na Avenida Angélica, inaugurado em 2010, o hospital atende cerca de 125 000 pacientes por ano. Na próxima quarta (15), será inaugurado outro edifício. Localizado na Rua Mato Grosso, a uma quadra da sede, o novo centro vai oferecer atendimento em dezenove especialidades, a exemplo de alergia, doenças genéticas raras e cranioestenose.

Sabará - Parte das instalações do centro que acabou de ser construído investimento de 1,8 milhão de reais
Parte das instalações do centro que acabou de ser construído investimento de 1,8 milhão de reais (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA SÃO PAULO