Casa das Caldeiras

Projeto Manobra 09

É grátis!

Por: Monique Paoletti - Atualizado em

Projeto Manobra 09 etiene
O VJ francês Etiene de France (Foto: Veja São Paulo)

A primeira edição do projeto acontece dias 12 e 13 de dezembro, na Casa das Caldeiras. A intenção dos idealizadores, Felipe Arruda e Tarsila de Castro, é integrar as áreas de audiovisual, música, poesia, artes visuais e cênicas, promovendo um laboratório livre para a experimentação artística. Confira a programação:

SÁBADO 12/12

• 21h – "Fast" Performance audiovisual - Fernando Velázquez/ Nacho Durán/ Juliá Carboneras reúne os três artistas em uma performance interativa de arte multimídia, feita ao vivo.

Fernando Velázquez (Uruguai)

Artista audiovisual, ganhador do Prêmio Sergio Motta edição 2009, na categoria Meio de Carreira, já participou de exposições no Brasil e no exterior – como a “7ª Bienal do MERCOSUL”, a “Bienal de Tessalônica” e o “Pocket Film Festival” no Centro Pompidou. Foi curador do "Motomix 2007" e participou do Nokia Trends 2008.

Juliá Carboneras (Espanha)

Músico e artista de mídia interativa, já compôs trilhas sonoras para dança e teatro e é co-diretor do novo laboratório de mídias de performances e artes cênicas Estruch in Sabadell (Barcelona).

Nacho Durán (Espanha)

Criador na área de novas mídias com experimentação em micro-cinema, interatividade e VJing. Concebeu o primeiro videoblog feito na América do Sul, produziu e colaborou nos trabalhos interativos “A cidade Utópica” e “Desconstruindo Manu Chao”, nas vídeoinstalações “4mobiles” e “Mosaicópolis” e nas vídeoinstalações interativas “Desmanche” e “SP_Mobile”.

• 21h30 – DJ Ramiro Z + DJ Eugênio Lima

Apresentam seleção e discotecagem baseadas em diversas vertentes da música negra. Juntos, despejam pedradas do hip hop, soul, funk e o que mais as picapes aguentarem.

DJ Eugênio Lima

DJ, ator, dançarino de street dance, fundador do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e da unidade móvel Street Dance Co., uma das primeiras companhias de street dance de São Paulo. Foi DJ do Rio Fashion Week e do New York Fashion Week, de 2002 a 2004, junto com o produtor e DJ Noisyman. É DJ da banda do cantor e compositor Max de Castro e atua em importantes casas noturnas de São Paulo.

Eugênio participou como dançarino de street dance em shows de Fernanda Abreu, Ed Motta, Skowa e Ira!. Ministrou cursos de dança no Sesc, Kva, Tendal da Lapa, Oficina Cultural Oswald de Andrade e em outros espaços culturais..

DJ Ramiro Z www.radiolaurbana.com.br

Criador do site Radiola Urbana, Ramiro pesquisa grooves caribenhos, jamaicanos, africanos, brasileiros e norte-americanos. Já discotecou em casas como Bar 13, Vegas, Studio SP, Tapas, Astronete, Funhouse, Cambridge, Loveland, Urbano, Arcoverde, Bar B e Afrospot.

Trabalha na TV Cultura como editor de texto do programa Metrópolis, foi repórter do caderno “Variedades” do Jornal da Tarde e já colaborou com as revistas “Bravo!”, “Bizz” e “Rolling Stone”.

• 22h15 – Kiko Dinucci + MC Sombra

O compositor e violonista Kiko Dinucci mostra novo projeto, acompanhado de sax e bateria, além das interferências do veterano MC Sombra, integrante do grupo SNJ. A apresentação desvenda uma nova possibilidade para o encontro entre rap e samba, com pitadas de afrobeat.

Kiko Dinucci

Revelação do samba paulista e autor dos elogiados discos “Pastiche Nagô” e “Padê” – este último em parceria com Juçara Marçal. Kiko Dinucci tem repertório que passeia por sambas, lundus e batuques.

MC Sombra

É conhecido pela sua participação no grupo de rap SNJ. Sombra tem atuado ao lado do DJ Ajamu em apresentações como a abertura do show de Talib Kweli no Indie Hip Hop 2008 e a apresentação de Prefuse 73, no Centro Cultural da Juventudade, durante o projeto Outubro Independente. Atualmente, em parceria com Kiko Dinucci, tem se apresentado em locais como Espaço +Soma e Tapas Club.

• 23h45 – DJ Paulão

Especialista em sets 100% vinil que celebram o ritmo da música brasileira, apresenta um repertório inspirado pela ancestralidade afro na MPB.

• 00h45 – Walking on the Moon

Um sexteto de músicos apresenta uma jam session audiovisual inspirada em pesquisa sobre a chegada do homem à lua e integrada à atuação de artistas audiovisuais, dançarinos e poetas. A performance é inédita.

• 01h – 3 x 3 - A Discotecagem

“3x3 – A Discotecagem” é um projeto de celebração à cultura hip hop baseado na peça “3x3 - 3 DJs em busca do vinil perdido”, espetáculo dirigido por Luaa Gabanini (Núcleo Bartolomeu de Depoimentos).

Os três DJs Eugênio Lima, Luaa Gabanini e Will Robson criam uma linha do tempo do hip hop, desde 1973 até 2010, munidos somente de vinis e cinco toca-discos. A performance é acompanhada de projeções de imagens históricas do rap no Brasil e no mundo.

• 02h15 – Festa

Grande festa para encerrar o primeiro dia do MANOBRA09, com discotecagem especial dos convidados do dia.

DOMINGO 13/12

• 16h00 – ZAP! Zona Autônoma da Palavra

Promovida pelo Núcleo Bartolomeu em 2008, a primeira edição do Zap! fez tanto sucesso que passou a ser mensal, sempre nas segundas quintas-feiras do mês, em sua sede, em São Paulo.

Trata-se de uma batalha de poesia – como as conhecidas batalhas de DJs e b-boys – em que os participantes apresentam poemas de própria autoria durante três minutos. Um júri formado por pessoas do público escolhe o vencedor dos embates. O ZAP! é inspirado no Slam, espetáculo concebido por Marc Smith em Chicago que valorizou a arte de performance poética.

Antes do início da competição, o ZAP! oferece um Open Mic (microfone aberto) para poetas e interessados em geral que desejem apresentar textos e poesias ao público.l

• 17h30 – Dubversão Soundsystem

Inspirado na cultura dos soundsystems jamaicanos dos anos 60 e 70, o Dubversão, desde 2002, se apropria do espaço urbano para promover uma discotecagem de dub – gênero surgido na Jamaica no final dos anos 60.

Os DJs Bigodon, Magrão e Yellow P selecionam o repertório cercados de compactos de vinil, um mais fiel das frequências graves do dub.toca-discos, efeitos e uma parede de caixas de som construída especialmente para a reprodução

• 19h30 – Tales of a Sea Cow - Etiene de France (França / Islândia) 

Artista audiovisual experimenta combinação de várias mídias, principalmente fotografia, vídeo e performances audiovisuais. Com uma narração espontânea e misturas de linguagens, cria o que chama de "mitos poéticos".

• 20h – Trio Esmeril + Kiko Dinucci

O Trio Esmeril, formado pelo baterista Maurício Takara, o guitarrista Junior Boca e o trompetista Gui Mendonça, propõe uma releitura dos afro-sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes sob um filtro jazzístico.

Para incrementar o caldo, o trio recebe a interferência do samba envenenado de Kiko Dinucci.

• 21h – DJ Ramiro Z + DJ Eugênio Lima

 

MANOBRA09– Casa das Caldeiras

12 de dezembro, sábado, das 21h às 4h

13 de dezembro, domingo, das 16h à 0h

Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca – SP

Entrada gratuita

Capacidade: 800 pessoas

Censura: 18 anos

Fonte: VEJA SÃO PAULO