Crianças

Programas para pais e filhos, no Dia dos Pais

Museus, shoppings e espaços de brincadeira oferecem programação especial no sábado (9) e no domingo (10). Há também peças infantis e passeios para garantir a diversão

Por: Redação VEJA SÃOPAULO.COM

A comemoração do Dia dos Pais pode ser muito mais do que o tradicional almoço em família. Para quem tem criança pequena, vale conferir a programação especial que museus, shoppings e espaços de brincadeiras prepararam para sábado (9) e domingo (10). Além disso, há ótimas peças infantis em cartaz e divertidos passeios que podem garantir uma comemoração agradável para adultos e crianças.

+ ESPECIAL DIA DOS PAIS: Confira dicas de presentes, restaurantes e passeios.

Conheça dez opções abaixo:

  • “Klift Kloft Still, a porta se abriu!” Logo na entrada da mostra, o boneco do Porteiro recebe os visitantes com o mesmo bordão com que recepcionava os personagens Pedro (interpretado por Luciano Amaral), Biba (Cynthia Rachel) e Zequinha (Fredy Allan) no programa de TV, que estreou em 1994. De cara, a frase mexe com a memória dos adultos e encanta as crianças. Na ótima exposição concebida pela equipe do MIS, comandada por André Sturm, em parceria com a TV Cultura, dez espaços reproduzem com capricho os ambientes do seriado. É possível interagir com a cobra Celeste no belíssimo saguão e visitar o quarto do Nino (Cássio Scapin). Igualmente de encher os olhos, a biblioteca tem como anfitrião o Gato Pintado. Ali e em todo canto, os visitantes podem mexer no cenário. Você também vai se divertir na cozinha, no quarto da Morgana (Rosi Campos)... E as outras figuras? Mau, Doutor Abobrinha e Caipora estão por lá. Durante o passeio, monitores de televisão apresentam trechos do programa e ajudam a refrescar a memória do público. Itens de acervo, fotos, roteiros e até as roupas originais contam como foi possível tornar a fantasia real. No dia 17/1, o museu abriu uma exposição paralela chamada Castelo Rá-Tim-Bum por 50 Artistas, com pinturas que retratam personagens e cenários do seriado. De 16/7/2014. Até 25/1/2015.  Virada: No último fim de semana, a mostra ficará aberta das 7h da manhã de sábado (24) até as 21h do domingo (25); os ingressos podem ser adquiridos apenas pela internet. + Exclusivo: vinte anos depois, atores e criadores contam segredos dos bastidores do Castelo Rá-Tim-Bum + Passeios, mostras e mais atrações gratuitas na cidade
    Saiba mais
  • A Casa das Rosas preparou uma homenagem especial para o Dia dos Pais. A contadora de histórias Marina Bastos narra o livro Conversa pra Pai Dormir, de Ilan Brenman, e também outras obras que falam do amor entre pais e filhos.
    Saiba mais
  • Localizado no Parque da Água Branca, o agradável lugar é dedicado aos livros. Nos fins de semana, o lugar promove eventos bacanas. Todas as sextas, há um clube de leitura das 13h Às 17h. Aos domingos, atividades educativas são iniciadas às 11h e uma feira de troca de livros acontece das 14h às 17h.
    Saiba mais
  • Especializada em manipulação de bonecos, a Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação celebra em agosto uma década de atividade. A comemoração será no palco do Teatro Sérgio Cardoso, com uma mostra de repertório na qual serão apresentadas quatro peças, uma a cada fim de semana. No sábado (16/8) e no domingo (17/8), sobe ao palco a peça ✪✪✪ Oras Bolas. No espetáculo, tudo está ligado às possibilidades da bola. Há bailarinas com saias feitas de bolinhas, bolotas desmontáveis, bolhas de sabão e performances com bolas gigantes, baldes e caixas. Em coloridos figurinos, os atores dão um show em um lúdico espetáculo que mescla dança, teatro, animação, luz negra e artes plásticas. A próxima atração da programação é ✪✪✪ Pop. De 2 a 24/8/2014.
    Saiba mais
  • Piks, o espaço de recreação e entretenimento infantil do Shopping Iguatemi, promove uma brincadeira diferente para o Dia dos Pais. Em dupla, pais e filhos participarão de gincanas, como corrida de saco, cabo de guerra e vivo ou morto. Os vencedores ganharão um ensaio fotográfico, no próprio espaço.
    Saiba mais
  • Em cartaz há menos de um mês, a nova exposição permanente do Catavento Cultural e Educacional, Do Macaco ao Homem, revela-se um bom programa para as crianças a partir de 7 anos. São apresentadas ali réplicas de ossos e artefatos dos chamados “homens das cavernas”. A representação começa com o Sahelanthropus tchadensis, o exemplar mais antigo da linhagem humana, com aproximadamente 7 milhões de anos, e termina com o mais  “jovem”, o Homo sapiens, com cerca de 200 000 anos. O público tem contato com assuntos como o progresso da locomoção e do cérebro. As informações foram organizadas em módulos temáticos, o que facilita o passeio. Um dos mais bacanas é o setor que exibe bustos com a reconstituição do rosto de hominídeos. A curadoria é de Walter Neves. Estreou em 9/7/2014.
    Saiba mais
  • Museus

    Museu do Futebol

    Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu

    Tel: (11) 3664 3848

    7 avaliações

    Impossível não se contagiar de cara com a atmosfera boleira deste museu cravado debaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. Todas as atrações são multimídia e interativas. Projetores exibem fotografias gigantes de ídolos como Pelé, Garrincha, Zico e Ronaldo. Numa sala, fotos antigas contextualizam os primórdios do esporte no Brasil. Há muito material em vídeo, mostrando dribles, gols e jogadas marcantes. Quem quiser se aventurar (sobretudo as crianças), pode brincar de cobrar um pênalti e medir a velocidade do chute numa atração ou jogar com uma bola virtual em outra. Duas experiências arrepiam os visitantes: imagens de torcedores incentivando aos berros seus times, projetadas em telões debaixo das arquibancadas, e o acesso para ver (e fotografar, é claro) o gramado verdinho do Pacaembu. Em outra sala, telas em alta definição apresentam a história das copas e a participação da Seleção em cada uma delas. Difícil é sair de lá sem querer gritar “Brasil, Brasil, Brasil”.

    Saiba mais
  • Pensando em promover um encontro agradável entre pais e filhos, o Mamusca preparou uma programação especial para o Dia dos Pais. Dedicado a oferecer oficinas e brincadeira para a garotada, o espaço organizou a aula Sucata em Movimento, para crianças de 3 a 7 anos. As duplas poderão criar simpáticos robôs, carrinhos e bonecos a partir de materiais reciclados, como latas, embalagens e equipamentos eletrônicos descartados.
    Saiba mais
  • Em comemoração ao Dia dos Pais, o shopping Frei Caneca preparou uma oficina especial, onde as crianças prepararão presentes para os pais. Serão cabides de gravata customizados, porta cds e bloco de anotações personalizados. Materiais como EVA, tecidos, feltro, botões, tintas, fitas e colas serão disponibilizados pelo estabelecimento.
    Saiba mais
  • Dirigido por Cristiane Paoli Quito, o espetáculo mostra Jack (Otávio Dantas) um homem fascinado com a ideia de voar. Mas ele possui outra grande preocupação na vida: fazer com que sua filha Lizzie (Flavia Melman) se orgulhe dele. Baseado no texto do escritor inglês David Almond, o cativante e divertido espetáculo foi criado pela Cia. Simples. Em uma cena, as crianças da plateia são chamadas para interpretar passarinhos e formar um ninho com pai e filha — a participação do público não interfere no andamento do espetáculo. Talentoso, o elenco conta ainda com Luciana Paes, em dois hilariantes papéis, e Daniela Duarte, como a tia Doreen. Em um cenário simples, a montagem traz músicas ao vivo, tocadas por Natalia Mallo e Ramiro Murilo. Estreou em 4/8/2012. Até 31/8/2014.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO