Passeios

Programas culturais no shopping

Peças, shows e exposições nos centros de compra da cidade

Por: Anna Carolina Oliveira - Atualizado em

Atrações no shopping
Musical 'As Bruxas de Eastwick', exposição 'Os Melhores do Oscar', stand-up 'Putz Grill' e peça infantil "João e Maria": tudo no shopping (Foto: Divulgação)

Mais do que concentrar lojas e ser referência de consumo, muitos shoppings da cidade oferecem também programas culturais. Além de sair com sacolas na mão, o paulistano pode aproveitar o passeio e conferir uma exposição ou assistir a uma peça de teatro.

No Shopping Frei Caneca, por exemplo, existem duas opções: o Teatro Shopping Frei Caneca e o Nair Bello. Já o Conjunto Nacional inaugurou nesta semana a "Made in Italy", uma mostra gratuita de bicicletas e acessórios.

Confira abaixo 18 atrações que acontecem dentro dos shoppings:

  • De Woody Allen. Muitos filmes do cineasta americano têm ligação estreita com o teatro. Escrita em 1995, esta comédia integrou uma coletânea de três histórias de um ato e, ambientada em Nova York, centra-se no inusitado confronto entre dois sujeitos. Enquanto espera pela amante (a atriz Carol Mariottini), o roteirista Jim Swain (vivido pelo ator Norival Rizzo) conhece Fred (interpretado por Fábio Assunção), um morador de rua que o acusa de roubar suas ideias para um longa-metragem. O diretor Alexandre Reinecke respeitou o estilo do autor sem tentar reproduzi-lo. Ele pôs em cena uma história simples e enxuta, quase sem brechas para improvisos. Rizzo, como sempre, transita sem esforço na pele do roteirista, extraindo graça naturalmente sem reforçar gestos nem entonações. Fábio Assunção, por sua vez, transmite no tempo certo o desequilíbrio mental do personagem e tira proveito das sacadas bem-humoradas. Estreou em 08/07/2011. Até 24/03/2013.
    Saiba mais
  • O integrante do programa CQC Marco Luque comprova sua versatilidade como ator dividindo-se em cinco divertidos personagens, todos relacionados aos seus trabalhos. Os tipos são o hiperativo produtor Betonera, o vegetariano avesso ao esforço Mustafary, a doméstica Mary Help, o taxista Silas Simplesmente e o motoboy Jackson Five. Estreou em 23/3/2011. Até 26/11/2014.
    Saiba mais
  • Resenha por Carol Pascoal: De Nikolai Gogol. Baseado no texto O Inspetor Geral, escrito em 1836, a comédia relata a chegada de um inspetor numa cidade cheia de corrupção. Ivan Aleksándrovitch Khlestakov está de passagem pelo lugar quando é confundido com o tal funcionário. Sem dinheiro e com fome, ele tira proveito da situação. Estreou em 07/09/2011. Até 27/10/2011.
    Saiba mais
  • Adaptação de Pedro Brício para o livro homônimo de Ignácio de Loyola Brandão. A peça transporta a garotada para o mundo da leitura. De cara, o elenco conquista a plateia ao utilizar mímica, pega-pega e jogos para descobrir significados de termos um tanto esquisitos. Quem traduz a complexa lista é o ator Eduardo Moscovis, no papel de um homem culto, amante da leitura e pai do garoto Vado (Pablo Sanábio). Num cenário repleto de livros, ele responde pacientemente aos questionamentos do filho e dos amigos dele. Esperto, o menino enxerga aí um grande negócio: trocar informações sobre vocábulos por pertences valiosos dos colegas, até se tornar o chato da turma e receber o desafio de explicar um substantivo misterioso, que nem seu pai conhece. Completam o afiado elenco Leticia Colin, Renato Linhares, Luciana Froes e Raquel Rocha. Domenico Lancelotti e Pedro Sá assinam a trilha sonora, interpretada por Adriana Calcanhotto. Estreou em 24/09/2011. Até 20/11/2011.
    Saiba mais
  • Adaptação coletiva para crônicas de Luis Fernando Verissimo. A partir das histórias do livro As Mentiras que os Homens Contam, a Cia. Nósmesmos apresenta cenas em que a mentira se torna uma necessidade nos relacionamentos. Cinco atores dividem-se em personagens masculinos e femininos em uma montagem que investe em piadas superficiais, muitas delas machistas. Um jogo cênico muito pouco sutil exige extrema boa vontade do público para comprá-lo. Estreou em 26/08/2009. Até 14/12/2014.
    Saiba mais
  • O humorista Oscar Filho protagoniza e dirige uma coletânea de textos na stand up comedy. Passagens da vida pessoal e fatos do cotidiano fazem parte do repertório de piadas do ex-integrante do programa CQC, da Band. Estreou em 24/3/2012. Até 30/4/2016.
    Saiba mais
  • Em parceria com a Livraria Cultura, o shopping Iguatemi São Paulo realiza todos os domingos sessões gratuitas de peças infantis. Para participar, basta retirar a senha duas horas antes do início do espetáculo. Confira a programação de maio: 3 de maio, 14h, 16h e 18h Rapunzel - Iriarte Cia Teatral Direção de Marcelo Monthesi | 40 minutos | Recomendado a partir de 2 anos 10 de maio, 14h, 16h e 18h Causos à Malasartes - Iriarte Cia Teatral Direção de Marcelo Monthesi | 30 minutos | Recomendado a partir de 2 anos 17 de maio, 14h, 16h e 18h O Segredo das Princesas - Iriarte Cia Teatral Direção de Lara Mangile | 30 minutos | Recomendado a partir de 2 anos 24 de maio, 14h, 16h e 18h O Baú da Vovó - Iriarte Cia Teatral Direção de Marcelo Monthesi | 30 minutos | Recomendado a partir de 2 anos 31 de maio, 14h, 16h e 18h As Novas Aventuras de Chapeuzinho - Iriarte Cia Teatral Direção de Lara Mangile | 30 minutos | Recomendado a partir de 2 anos
    Saiba mais
  • A exposição traz diferentes modelos de biciletas italianas, além de acessórios diferentes. Aberta ao público e gratuita, a mostra faz parte da programação do ano da Itália no Brasil.
    Saiba mais
  • Inspirada no desfile de vestidos e outros trajes do Oscar, a escola de moda Sigbol Fashion propôs um desafios aos estudantes de moda: desenvolver réplicas dos modelos imortalizados pelas atrizes que passaram pelo tapete vermelho. O resultado pode ser conferido na exposição "Os Melhores do Oscar", que reúne miniaturas das peças usadas entre 1954 e 2010. São reproduções de vestidos de estilistas como Versace, Yves Saint Laurent, Valentino e Armani.
    Saiba mais
  • Todos os domingos, o Shopping Light traz peças infantis de graça. Abaixo, confira a programação de janeiro: 08/01 — A Fada Florindinha contra o feioso Escurão A chegada de Escurão ao Reino Encantado contamina a todos com seu pessimismo. Até a divertida Fada Madrinha Florindinha fica sem saber o que fazer, pois perdeu sua varinha mágica e precisa recuperá-la para ajudar as princesas e salvar o reino do terrível vilão. 15/01 — João e Maria A clássica história dos dois irmãos que se perdem na floresta e vão parar na casa de uma bruxa é contada com um toque de aventura. 22/01 — A Viagem de Plutonino e Netunilda Plutonino e Netunilda são os únicos moradores dos seus planetas. Eles percebem que vivem sozinhos e resolvem procurar alguns amigos para brincar. Distraídos e desastrados, os dois despencam de seus planetas e acabam caindo em cima do sol. Eles vão precisar da ajuda das crianças e da carona de um cometa para voltar pra casa. 29/01 — Pinóquio Cansado da solidão, um velho marceneiro cria um boneco de madeira, mas não esperava que sua nova criação fosse dar tanto trabalho. Ao toque da Fada Azul, Pinóquio ganha vida e participa de muitas aventuras até conseguir se tornar um menino de verdade.
    Saiba mais
  • Peças / Comédia

    Estranho Casal
    VejaSP
    Sem avaliação
    De Neil Simon. Sucesso na Broadway, a comédia do dramaturgo americano ganha pontos com a adaptação de Gilberto Braga, que transpõe a ação para o cotidiano brasileiro. Edson Fieschi e Carmo Dalla Vecchia protagonizam esta ode às diferenças. Recém-separado da mulher, o neurótico Félix (Fieschi) busca abrigo na casa do amigo Oscar (Dalla Vecchia). As contradições da rotina doméstica logo abalam a amizade e, como um casal, a dupla discute por qualquer picuinha. Dirigida por Celso Nunes, a montagem esbanja agilidade, sobretudo na cena em que duas vizinhas visitam os rapazes. Estreou em 08/01/2010. De 16/09/2011 a 27/11/2011.
    Saiba mais
  • Resenha por Dirceu Alves Jr.: De Aninha Franco. Um casal repassa conflitos como separação, fidelidade e incertezas. Tudo costurado por trechos de clássicos compostos por Roberto e Erasmo Carlos. Detalhes, Olha e Eu Sou Terrível figuram na trilha executada por sete músicos. Estreou em 01/10/2009. De 28/09/2011 a 03/11/2011.
    Saiba mais
  • Para crianças / Peças

    Peter Pan - Eu Acredito em Fadas
    VejaSP
    Sem avaliação
    Adaptação de Tay Dias para a história de James Matthew Barrie. Sem novidades, o grupo narra a manjada aventura do menino que não quer se tornar adulto e vive em um mundo mágico. Com um senso de humor pobre, o elenco se esforça para tornar a peça atraente. O ator Guilherme Leicam interpreta Peter Pan, Paula Barbosa é Wendy, Tay Dias, Sininho, e Pedro Henrique Nunes, por sua vez, o capitão Gancho. Estreou em 08/10/2011. Até 27/11/2011.
    Saiba mais
  • Adaptação e direção de Charles Möeller e Claudio Botelho para peça de John Dempsey e Dana P. Rowe. A comédia musical ganha versão assinada pela dupla responsável pelos sucessos A Noviça Rebelde e Gypsy. Entre 26 atores, cantores e bailarinos, Eduardo Galvão interpreta o diabólico Darryl van Horne, personagem vivido por Jack Nicholson nas telas em 1987. Muito à vontade como um sedutor irresistível, Galvão encarna um sujeito que aparece para tumultuar a vida de três amigas (as atrizes Maria Clara Gueiros, Sabrina Korgut e Renata Ricci). O quarteto não só se diverte como escandaliza a cidade onde vive, tirando do sério especialmente a defensora dos bons costumes Felícia Gabriel (a ótima Fafy Siqueira). Estreou em 14/08/2011. Até 11/12/2011.
    Saiba mais
  • Resenha por Carolina Giovanelli: O coreógrafo espanhol Antonio Gades (1936-2004) é considerado o grande nome do flamenco. Ele imprimiu personalidade própria à dança de passos fortes e sensuais, e seu legado segue adiante. Em duas sessões no Teatro Bradesco, dezessete bailarinos exibem Carmen (1983), uma das peças mais importantes do repertório da companhia. A trama de final trágico traz uma ardilosa cigana, interpretada pela também diretora artística Stella Arauzo, que seduz o cabo Don José e o toureiro Escamillo. Sapateado, movimentos dos braços e giros se mostram essenciais no desenvolvimento da coreografia. Com trilha do francês Georges Bizet (1838-1875), criada para a ópera homônima, a montagem repleta de contrastes de sombra e luz foi parar no cinema, com atuação do próprio Gades e direção de Carlos Saura.
    Saiba mais
  • Resenha por Carolina Giovanelli: Em 2005, o coreógrafo do grupo goiano, Henrique Rodovalho, buscou nas canções do disco "Elis & Tom" (1974) a inspiração para embalar oito bailarinos. A coreografia "Só Tinha de Ser com Você" traz faixas do álbum, como "Águas de Março". Dias 28, 29, 30/06 e 1º/07/2012.
    Saiba mais
  • Em parceria com a Livraria Cultura, o Shopping Market Place realiza semanalmente programas culturais gratuitos. São atrações de diferentes gêneros, como stand-ups, pockets shows, entrevistas e palestras. Abaixo, confira a programação de outubro: Dia 20/10: Pocket show com Marco Lobo Marco Lobo participou de trabalhos de música instrumental com Léo Gandelman, João Carlos Assis Brasil e Arthur Maia. Nos estúdios gravou com Djavan, Sergio Mendes, Marcio Montarroyos, Billy Cobham, Milton Nascimento e Dionne Warwick. Dia 27/10: Stand-up Comedy com Douglas Alexandre e José Luiz Martins Dois humoristas abordam os mais variados temas na apresentação, como namoro, TV, filmes, comerciais e casamento.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO