Continua após publicidade

Primeira sala Imax, com tela de 21 metros de largura, chega à capital

Sensação de imersão no filme é maior do que em qualquer outro cinema, segundo a crítica

Por Sara Duarte
Atualizado em 5 dez 2016, 19h30 - Publicado em 18 set 2009, 20h28

Imagine um cinema em que a tela se estende do chão ao teto e os personagens do filme parecem avançar sobre a plateia. Assim é o Unibanco Imax, no shopping Bourbon Pompeia, a mais nova sala da cidade, cuja inauguração está prevista para sexta (16). Ali, ao assistir a um documentário como Fundo do Mar 3D, do oceanógrafo Howard Hall, tem-se a impressão de que os tubarões e as tartarugas marinhas estão ao alcance das mãos e que o barulho do movimento dos peixes ecoa por todos os cantos. “A sensação de imersão no filme é maior do que em qualquer outro cinema”, explica o crítico Rubens Ewald Filho. Isso acontece pela combinação de uma série de aparatos tecnológicos. Em primeiro lugar, a tela monumental, que será a maior do Brasil. Ligeiramente curva e inclinada para a frente, tem 21 metros de largura (quase o dobro da de uma das outras salas do complexo). A altura é de 14 metros – contra 4,7 metros de uma tela padrão. Cinco caixas de som com 12.000 watts de potência tornam o ambiente de 450 metros quadrados uma espécie de concha acústica, conferindo mais realismo às cenas de ação.

Criada no Canadá, em 1967, a Imax mantém 295 salas de cinema em quarenta países. Seu diferencial é trabalhar com películas de 70 milímetros (o dobro do tamanho habitual) e utilizar dois rolos de filme ao mesmo tempo nas exibições. Nesse sistema, os óculos de lentes cinza funcionam como filtros polarizados e produzem a sensação de que as imagens saltam do plano da tela. O grupo Cinearte, que administra a sala, investiu 6 milhões de reais na construção do Unibanco Imax. “Essa nova tecnologia vai ajudar a renovar nosso público”, afirma Adhemar Oliveira, diretor da empresa. Depois de Fundo do Mar 3D, a sala partirá para a exibição de animações como Monstros vs. Alienígenas e fitas como Star Trek e Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Com 327 lugares, terá sete sessões por dia, a partir das 13 horas. O preço dos ingressos é equivalente ao cobrado em Nova York (30 reais). Às quintas, cai para 20 reais.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.