Clima

Confira a previsão para os primeiros dias de outono na capital

Tempo quente e seco deve predominar na cidade

Por: Veja São Paulo

Outono no Instagram, por @simonemonterrey
Outono no Instagram, em clique feito por @simonemonterrey (Foto: @simonemonterrey)

O outono é uma estação de transição entre o verão, quente e úmido, e o inverno frio e seco. No decorrer da estação, que começou na madrugada deste domingo (20), os paulistanos podem esperar por uma gradual diminuição no volume e na frequência das chuvas. A queda das temperaturas também ocorre de forma gradativa em função de noites cada vez mais longas e maiores incursões de massas de ar frio de origem polar.

+ Prévia confirma João Doria Jr. como candidato do PSDB à Prefeitura

Neste fim de semana, uma massa de ar seco ganhou força sobre a região Sudeste do país e garantiu dias ensolarados, com temperaturas elevadas e umidade baixa no período da tarde por toda São Paulo. O céu claro predominou ao longo do dia e a máxima se aproximou dos 32ºC. Além do calor, o ar seco incomodou. A umidade relativa do ar chegou a 27%, o que já é caracterizado estado de atenção.

A noite de domingo segue com temperaturas em gradual declínio e céu entre poucas nuvens. Dados das estações meteorológicas automáticas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) apontam temperatura média de 21ºC. Em Parelheiros, na Zona Sul, observa-se 19ºC. Imagens de radar meteorológico indicam ausência de chuvas na Grande São Paulo.

+ Acompanhe as últimas notícias

Tendência para os próximos dias

O tempo quente e seco vai predominar na Grande São Paulo e na maior parte do Estado até pelo menos a segunda (21). O dia será de sol, calor e tempo seco na Grande São Paulo. A nebulosidade aumenta no transcorrer da tarde, no entanto, não há expectativa de chuva. Os termômetros devem oscilar entre 19ºC e 32ºC.

Na terça (22), as condições de tempo devem mudar devido à aproximação de uma nova frente fria; a umidade volta a subir em todo o Estado e as pancadas de chuva podem retornar no período da tarde, até com forte intensidade. O sol aparece entre nuvens e a sensação de tempo abafado predomina. Tanto calor favorece a formação de áreas de instabilidade. Mínima de 20ºC e máxima de 30ºC.

A partir de quarta (23), quando o sistema avança pelo litoral de São Paulo, a chuva será frequente e generalizada, com a temperatura voltando a cair.

Fonte: VEJA SÃO PAULO