Especial Fim de Ano

O que você daria de presente para São Paulo neste Natal?

Personalidades de diversas áreas que se destacaram em 2013 responderam a pergunta

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Avenida Paulista - Especial
As respostas vão de ruas mais arborizadas a calçadas sem buracos, diversão paz e segurança (Foto: Veja São Paulo)

Ruas mais arborizadas, segurança, calçadas sem buracos, saúde pública de qualidade, um parque com piscina. Se você pudesse dar um presente de Natal para São Paulo, o que seria? VEJASAOPAULO.COM fez essa pergunta para personalidades de áreas diversas da cultura, gastronomia, esporte e política que se destacaram em 2013. Saiba o que eles desejam para a cidade:

Claudia Raia foi ver o namorado, ator Jarbas Homem de Mello, desfilar pela Vai-Vai
Claudia Raia (Foto: Lucas Lima)

"Mais segurança. Como atriz e produtora teatral, fico triste quando vejo que muita gente deixa de sair à noite e de conferir peças, exposições e shows maravilhosos por conta da violência. Mas, como cantava em um dos meus musicais, “dias melhores virão”. Sou uma eterna otimista, desejo um 2014 maravilhoso para os moradores da nossa amada São Paulo."  Claudia Raia, atriz,  em cartaz na cidade com o musical Crazy For You.

Haddad andando de onibus em 3 de outubro de 2013
O prefeito Fernando Haddad (Foto: Apu Gomes/Folhapress)

"Daria de presente a renovação das esperanças e do espírito de solidariedade. No fim do ano a gente tem que deixar de lado as coisas materiais e pensar mais nas espirituais. Acho que São Paulo precisa se renovar espiritualmente, abraçar a paz, a tolerância e o amor ao próximo. É isso que eu desejo."  Fernando Haddad,  prefeito de São Paulo que  enfrentou um conturbado início de gestão

Shemuel Shoel - The Dog Haüs
Shemuel Shoel (Foto: Reprodução/Facebook/Shemuel Shoel)

"Eu daria mais lugares para comer coisas diferentes. Hoje em dia, a cidade exige restaurantes grandes e chiques. Só isso não dá mais. Precisamos de mais lugares pequenos e focados em uma especialidade, que valorizem a comida de rua."  Shemuel Shoel, sócio da lanchonete The Dog Häus, vencedora do prêmio Comer & Beber na categoria sanduíche. 

Gal Costa
Gal Costa (Foto: Divulgação)

"Eu gostaria de dar para São Paulo neste Natal mais ruas arborizadas! Temos poucas ruas assim, então seria bom que não só os governantes, mas a população também se unisse para plantar mais árvores."  Gal Costa, cantora baiana que mora em São Paulo com o filho Gabriel e lançou este ano o DVD Recanto Ao Vivo. Eleja   os melhores shows  da cidade em 2013.

MC Guimê por Lucas Limas
MC Guimê (Foto: Lucas Lima)

"O meu presente para São Paulo seria mais paz e mais igualdade para a população. Mais paz para que possamos ir e vir sem tanta violência, e mais igualdade no sentido de uma vida melhor para todos, com direito a saúde de qualidade, trabalhos bem remunerados e menos desemprego."  MC Guimê, jovem de 21 anos que se tornou a estrela do  estilo musical conhecido como funk ostentação.

Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa (Foto: Divulgação)

"Um presente para São Paulo: boas escolas públicas que atendessem a toda a população escolar." Mauricio de Sousa, cartunista, que comemorou este ano os 50 anos da personagem Mônica

Maria Fernanda Cândido - 2213a
Maria Fernanda Cândido (Foto: Eduardo Svezia)

"Eu daria de presente calçadas padronizadas. Isso nos permitiria desfrutar mais da nossa cidade, daria acesso a portadores de deficiências, mães que levam seus filhos em carrinhos, idosos. Além disso, diminuiria o uso de automóveis, baixando os níveis de poluição."  Maria Fernanda Cândido, atriz que esteve em cartaz este ano com a peça A Toca do Coelho. Vote na melhor estreia teatral do ano. 

Bar do Giba Comer e Beber 2013 - Crédito Mario Rodrigues
Bar do Giba (Foto: Mario Rodrigues)

“Mais diversão, mais alegria, mais boemia e tolerância. Tudo é proibido, nada pode. No meu bar, sempre chegam pessoas de Belo Horizonte, do Mato Grosso, do Ceará, da França, da Alemanha. Eles dizem que São Paulo é a cidade que não para, mas quando é meia noite, praticamente têm de ser botados para fora. Aí a cidade fica triste, fica aquele cemitério. Poderíamos viver um pouco com mais graça.”  Gilberto Abrão Turibus, do Bar do Giba, o melhor boteco da cidade segundo o Comer & Beber 2013. Saiba onde ficam os outros bares clássicos de Moema.  

Lucio Gregori
O ex-secretário de Transportes Lucio Gregori (Foto: Reprodução/Youtube)

“Uma cidade sem catracas e sem violência na qual todos, sem distinção de classe social ou de renda, tenham acesso a tudo que  ela oferece, com mais convívio e menos competição.”  Lúcio Gregori, engenheiro, ex-secretário de transportes de São Paulo e referência em estudos sobre tarifa zero no transporte público. É um dos mentores intelectuais do Movimento Passe Livre, cujas manifestações deram início aos protestos de junho

Facundo Guerra Riviera Edifício Anchieta ed. 2339
Facundo Guerra (Foto: Fernando Moraes)

"Definitivamente, o Parque Augusta. Aquela região já está dominada por empreendimentos imobiliários e é carente de parques. A prefeitura traria um benefício muito maior à cidade se entregasse o lugar para a população. Eu gostaria muito de passear por lá com a minha filha."  Facundo Guerra, empresário, que movimentou a esquina da Paulista com Consolação reabrindo o lendário bar Riviera  em setembro de 2013.  

Conversa de gulosos com Carla Pernambuco
Carla Pernambuco (Foto: Veja São Paulo)

"Tranquilidade e segurança para as pessoas poderem caminhar e aproveitar a cidade. Todo mundo tem medo em São Paulo. Seria maravilhoso se as pessoas voltassem a frequentar as ruas. Tenho restaurantes em Higienópolis e nos Jardins, bairros onde ainda é possível sair a pé para almoçar ou jantar. Gostaria que isso acontecesse em mais lugares." Carla Pernambuco, dona dos restaurantes Carlota e Las Chicas. São Paulo é o tema  do programa de TV que a chef reestreou em 2013. 

JP Amaral - Bike Anjo - Melhores do ano
O cicloativista JP Amaral, do Bike Anjo (Foto: Divulgação)

"Gostaria de presentear a cidade com políticos e técnicos da prefeitura que de fato pedalem na cidade. Só assim conseguiriam enxergá-la de uma forma diferente e entender o que precisamos para tornar São Paulo numa cidade mais humana." JP Amaral, presidente do grupo Bike Anjo, que ajuda as pessoas a perderem o medo de andar de bicicleta. Confira nossa página especial sobre passeios de bike  em São Paulo e programe-se para pedalar nas férias. 

Nasi
O ex-vocalista do Ira, Nasi (Foto: Reprodução)

"Uma lei que obrigasse os filhos e netos do prefeito da cidade e de seu secretariado a estudarem em colégio municipal. Com certeza isso iria resolver o problema da péssima qualidade do ensino público."  Nasi, cantor, que fez as pazes este ano com Edgard Scandurra, seu ex-parceiro na banda Ira!

Cesar Cielo_2144
Cesar Cielo (Foto: Fernando Moraes)

"Um parque aquático com piscina olímpica e toda a estrutura para treinamento e competição, alimentação, lojinha. Por que? Para seguir incentivando a prática da natação e também para atrair o público de São Paulo para a natação e as competições aquáticas." Cesar Cielo, campeão olímpico que este ano foi medalha de ouro no Mundial de Barcelona. Saiba onde aproveitar piscina por um dia no verão. 

Paulo-André
Paulo André, do Bom Senso F.C (Foto: Angelo Pastolli)

"Eu daria mais umas dez linhas de metrô. A cidade que não para nunca, para toda hora!"  Paulo André, zagueiro do Corinthians e um dos criadores do Bom Senso F.C. Relembre uma das maiores polêmicas do futebol envolvendo um time paulista. 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO