Cultura

Governo estadual premia destaques do ano com até 100 000 reais

Entre os ganhadores está o cantor Tom Zé e a atriz Nydia Licia

Por: Daniel Salles - Atualizado em

Tom Zé e Nydia Licia 2194
O compositor Tom Zé e a atriz Nydia Licia, em foto dos anos 60: homenagem na terça (7) (Foto: Andre Conti (Tom Zé) e Geraldo Guimarães (Nydia Licia))

Assim que assumiu a Secretaria de Estado da Cultura, em maio, o administrador de empresas Andrea Matarazzo decidiu relançar o Prêmio Governador do Estado, criado nos anos 50, para homenagear pessoas que se destacaram da área. A atriz Cleyde Yáconis e o diretor de teatro Adolfo Celi são exemplos de vencedores do passado. “Interrompida em 1988, e por isso esquecida, essa premiação já foi a mais importante do gênero em São Paulo”, afirma Matarazzo, que submeteu a ideia da retomada ao governador Alberto Goldman. A resposta veio com apenas uma ressalva: os laureados teriam de ganhar 60 000 reais e o vencedor da categoria principal, de destaque cultural do ano, deveria embolsar 100 000 reais. O secretário havia proposto a metade desses valores — em 1988, os homenageados levaram quase 10 000 reais cada um.

Com a chancela do governador, a láurea foi dividida em oito categorias. Os ganhadores, indicados por internautas e escolhidos por um júri especializado, estão definidos. Radicada no Brasil desde os 13 anos, a atriz italiana Nydia Licia faturou a distinção principal. “Fiquei extremamente comovida por ainda reconhecerem meu trabalho”, diz Nydia. Aposentada dos palcos desde 1969, a ex-mulher do ator Sérgio Cardoso atualmente leciona no Célia Helena Teatro-Escola. O compositor Tom Zé se destacou como músico, e o longametragem “Os Inquilinos”, do diretor Sérgio Bianchi, levou a melhor na categoria de cinema. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para terça (7), às 20 horas, no Palácio dos Bandeirantes.

 

CONHEÇA OS ELEITOS

- Destaque cultural

Nydia Licia

- Artes visuais

Amélia Toledo

- Cinema

"Os Inquilinos", de Sérgio Bianchi

- Circo

Benedito Esbano, o palhaço Picoly

- Dança

Cia. Nova Dança 4

- Difusão cultural

Associação Cultural Kinoforum

- Música

Tom Zé

- Teatro

Companhia Razões Inversas

Fonte: VEJA SÃO PAULO