Transporte

Prefeitura vai permitir que todos os táxis de São Paulo sejam pretos

Mudança da frota branca pode ocorrer depois dos 5000 veículos diferenciados do projeto Táxi Preto entrarem em operação

Por: Estadão Conteúdo - Atualizado em

Táxi - mistérios da cidade
Táxis em momento de transição (Foto: Icaro Lima Verde/ Estadão Conteúdo )

Os táxis de São Paulo podem ter uma nova identidade visual na cor preta. Após os 5 000 novos veículos diferenciados entrarem em operação (os alvarás devem sair em janeiro), a Prefeitura vai permitir que os 33 000 carros da frota branca migrem para o modelo diferenciado.

+ Nove coisas que você não sabia sobre o Uber

O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, na manhã desta quinta-feira (10), na sede do Departamento de Transporte Público (DPT) durante o evento que sorteou as novas licenças do projeto batizado de Táxi Preto, iniciado por causa do crescimento do Uber.

Segundo ele, apenas taxistas donos de seus alvarás é que poderão fazer a mudança e desde que os veículos, além da cor, respeitem a diferenciação dos carros e ofereçam internet, ar condicionado e bancos de couro.

O diretor do DTP, Daniel Teles, acredita que uma fração dos automóveis brancos permaneçam na frota porque já tem um "mercado consolidado" entre os passageiros. Apesar da tarifa dos tradicionais ser normalmente menor, nos pretos os usuários poderão pagar menos, já que o preço é calculado assim que o passageiro fizer o pedido por aplicativos de smartphone - o uso da tecnologia também será uma exigência.

Fonte: Estadão Conteúdo