Cidade

Prefeitura de São Paulo quer retirar Ceagesp da Vila Leopoldina

A proposta é que um parceiro privado assuma a área, construindo parque, moradias populares e prédios comerciais

Por: VEJA SÃO PAULO

Ceagesp - o entreposto
A Ceagesp fica hoje na Vila Leopoldina, na Zona Oeste (Foto: Lilian Uyema)

O prefeito Fernando Haddad (PT) pretende retirar a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) da Vila Leopoldina, na Zona Oeste, e transferir para outra área na capital. A divulgação foi feita durante o anúncio do mapa de zoneamento da cidade proposto por sua gestão, que será apresentado à Câmara Municipal até janeiro.

Se o projeto for aprovado, o terreno da União será explorado pela iniciativa privada. "Essa mudança será decidida pela cidade, durante as audiências públicas da discussão da nova lei de zoneamento", disse o prefeito.

+ Sabará inaugura novo prédio na Rua Mato Grosso

A proposta é que um parceiro privado assuma a área, que mudaria de zona industrial (ZPI) para zona especial (ZOE), dando margem legal para ocupações diversas no local.

O parceiro poderia erguer torres comerciais e residenciais no espaço, em troca de parceria com o poder público na construção de um parque e de moradias populares. Também ficaria encarregado de fazer a nova Ceagesp. "O novo terminal teria de ser moderno. Hoje, ele não incorpora nenhum equipamento atual de movimentação de mercadorias", afirmou Haddad.

+ Confira as últimas notícias

"A proposta tem de dialogar com o meio ambiente, a moradia e a economia", notou o prefeito. "Da forma como está sendo planejado, é perfeitamente viável do ponto de vista econômico." Haddad afirmou que há intenção do governo federal em participar da parceria, que não precisaria de aprovação do Congresso. (Estadão Conteúdo).

Fonte: VEJA SÃO PAULO