Trânsito

Prefeitura libera táxis nas faixas exclusivas de ônibus

No entanto está mantida a proibição do tráfego nos corredores de ônibus nos horários de pico

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Táxis
Táxis voltam a ser liberados nas faixas de ônibus (Foto: Gustavo Andrade)

A prefeitura de São Paulo liberou, no início da tarde desta sexta-feira, o tráfego de táxis com passageiros nas faixas exclusivas para ônibus. Não há restrição de horários. No entanto está mantida a proibição de circulação nos corredores de ônibus, à esquerda das vias, durante os picos de trânsito. No total, serão 360 quilômetros de vias compartilhadas entre coletivos e táxis. A mudança deve ser  publicada no Diário Oficial da Cidade deste sábado (13), quando passará a valer a liberação.

+  Velocidade de ônibus sobe 69% com faixas exclusivas

Seis meses após proibir os táxis em corredores de ônibus, a prefeitura criou uma comissão para avaliar o retorno dos veículos às faixas. O grupo é formado por representantes da São Paulo Transporte (SPTrans), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), do Departamento de Transportes Públicos (DTP) e também da Secretaria Municipal dos Transportes.

+  Faixas de ônibus fazem disparar o número de multas aplicadas na cidade

"É sempre importante reavaliar esse tipo de medida", afirmou Ricardo Auriemma, presidente da Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax). "Qualquer tipo de veículo em corredor atrapalha", disse Horácio Augusto Figueira, especialista em transporte pela Universidade de São Paulo (USP). Colaborou Rafael Italiani. (Com Estadão Conteúdo)

Fonte: VEJA SÃO PAULO